Chuva que atingirá o Rio Grande do Sul nos próximos dias será extremamente significativa

Publicado em: 21 de maio de 2020

A MetSul Meteorologia antecipa que o episódio de chuva que atingirá o Rio Grande do Sul nos próximos dias será extremamente significativo. Os volumes em algumas cidades apenas entre quinta e sábado podem ser mais altos ou perto de toda a chuva caída nestes municípios até agora neste ano para se ter uma ideia da quantidade de chuva que está a caminho.

A instabilidade deve começar a retornar no final da quarta-feira (20) pelo Oeste gaúcho, a partir da região de Uruguaiana, e se espalhar pelo Rio Grande do Sul no decorrer da quinta (21), levando chuva para todas as regiões e com volumes altos em algumas regiões. Em Porto Alegre, a chuva chega na segunda metade do dia, sobretudo à noite.

Na sexta-feira (22), ainda chove em quase todo o Rio Grande do Sul – com altos volumes – e em diversos pontos de Santa Catarina e do Paraná. A instabilidade se mantém no Rio Grande do Sul no sábado ainda com volumes localmente elevados e pode se estender em algumas áreas até o começo do domingo.

Os mapas de diferentes modelos numéricos mostram que a chuva na segunda metade da semana deve ser generalizada e com volumes altos a altíssimos em diversos pontos. Veja a última projeção de chuva do modelo alemão Icon com a tendência de chuva para esta semana.

Os volumes indicados pelos modelos sugerem um expressivo alívio da estiagem em muitas áreas. Quase todo o Rio Grande do Sul deve ter volumes expressivos de chuva e, de acordo com as projeções dos modelos, algumas áreas podem ter marcas de 200 mm a 250 mm, o que deve trazer alagamentos e inundações localizadas.

Uma região que pode ter bastante chuva e transtornos pelo excesso de precipitação é a de Porto Alegre e área metropolitana com marcas até acima da média histórica de precipitação do mês.

Fonte: MetSul Meteorologia

Escrito por: METSUL

Compartilhe: