Chuva eleva nível de água e barragem voltará a abastecer Fontoura Xavier

Publicado em: 26 de maio de 2020

Após 90 dias de estiagem, a barragem de Fontoura Xavier que chegou a ficar totalmente seca, sem possibilidade de captação, teve seu nível de água aumentado por conta dos três dias de chuvas intensas.

Apenas a chuva que caiu na sexta-feira, dia 22/05, juntou cerca de 80 milímetros de acordo com informações do Pluviômetro da Coagrisol de Fontoura Xavier, totalizando entre os dias de chuva 117 milímetros.

De acordo com Alexandre Gralha Via, responsável pela Corsan do município, o abastecimento vai ser possível após o alto volume de chuva. “A chuva dos últimos dias, fez com que o nível de água do reservatório ficasse com 80% da sua capacidade, nesta tarde (26/5) a Corsan começará a captar água dela, e durante o dia preparar a ETA (Estação de Tratamento de Água).

O município estava sendo abastecido por caminhões-pipa desde fevereiro de 2020, onde cerca de 18 a 22 cargas de água por dia, vinham de Soledade para abastecer.

De acordo com a Defesa Civil, nos últimos seis meses, 390 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem.

 

 

Escrito por: Edinara D. Vedi/Jean Brum

Compartilhe: