Chuva causa alagamentos e deixa cidades sem luz no norte do RS

Publicado em: 17 de outubro de 2023

A chuva que atingiu o norte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) tem causado problemas em diversos municípios. Algumas cidades estão completamente sem luz, enquanto outras estão com alagamentos e rios subindo.

Os municípios de Sede Nova, Iraí, Alpestre, Planalto e Taquaruçu do Sul estão sem energia elétrica. Segundo o coordenador da Defesa Civil da região, tenente-coronel Alexandre Pereira, outras cidades podem estar sem energia e não conseguem comunicar a situação. Ele estima que pelo menos 20 municípios estejam com problemas na rede elétrica.

Em Frederico Westphalen, onde fica central a Defesa Civil da região, as equipes precisaram se concentrar no Corpo de Bombeiros depois que a sede original, na Brigada Militar, ficou sem energia. O município apresenta problema em parte da rede. Entre segunda (16) e terça-feira, a cidade somou 150 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Não há previsão de horário para que o serviço seja reestabelecido, afirmou Pereira. Segundo a RGE, metade dos clientes estão com o serviço interrompido na cidade. A situação se repete em Crissiumal e Planalto.

Outras 13 cidades estão totalmente sem luz. A RGE identificou falta de energia em Tuparendi, Tucunduva, Porto Mauá, Novo Machado, Tiradentes do Sul, Humaitá, Bom Progresso, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Caiçara, Vicente Dutra, Iraí e Alpestre. Ao todo, são 79 mil clientes prejudicados.

Ainda conforme a RGE, os danos foram provocados por galhos e objetos arremessados contra fios e outros equipamentos. Na CEEE Equatorial não registros de falta de energia.

Segundo a Defesa Civil, as equipes seguem trabalhando para prestar apoio às pessoas atingidas pelas chuvas na região. Lonas estão sendo distribuídas às famílias que tiveram as casas destelhadas. Até o final da manhã, a Defesa Civil não havia recebido nenhum chamado por acidente ou lesão em virtude das tempestades.
Rios seguem subindo na região
Na manhã desta terça-feira (17), o Serviço Geológico do Brasil apontou que o Rio Uruguai, em Iraí, atingiu nível de 8,3 metros e, por isso, chegou à cota de inundação.

Em Espumoso, a Defesa Civil também acompanha a elevação do Rio Jacuí. Pela manhã, o nível passou 1,3 metro do nível normal e segue subindo cerca de sete centímetros por hora. Todavia, conforme o órgão, nenhuma família precisou sair de casa durante a manhã e a situação está sendo observada.

Ainda no município, o Rio Butiá também está subindo e, segundo a Defesa Civil, poderá interromper o fluxo da VRS-817, que liga Espumoso a Alto Alegre.
Municípios da região com alagamentos e outros problemas
Em Sarandi, a Avenida Expedicionário alagou na tarde da segunda-feira
Rondinha registrou chuva de granizo na tarde de segunda
Houve pontos de alagamentos nos municípios Constantina, Chapada e Ronda Alta
Palmeira das Missões teve registro de problemas em ruas, tubulações e no esgoto em virtude da chuva. Também há registro de alagamentos no município.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: