Cerca de 65 jovens enaltecem o cooperativismo durante evento do Sicredi

Publicado em: 16 de julho de 2019

Confirmando seu compromisso com o lado social, o Sicredi reuniu cerca de 65 jovens da região para um evento voltado ao cooperativismo, especificamente para a educação financeira, através do programa Atuação Jovem Sicredi. Realizado no Parque das Tuias, dias 12 e 13 de julho, o retiro oportunizou o aprendizado através da prática, quando os jovens buscaram o seu desenvolvimento pessoal, conhecendo mais sobre o cooperativismo e vivenciaram seus propósitos.

Na chegada do evento cada jovem se credenciou e recebeu $ 460,00 “Coops”, a moeda social de comercialização no evento, para adquirir sua alimentação e estadia, tudo numa forma de aprendizado e economia. Divididos em quatro grupos de trabalho, cada um definiu seus líderes e conselheiros, para a realização das diversas dinâmicas interligadas. Para vivenciar uma proposta completa e auxiliar na administração monetária, foi criada uma cooperativa de crédito temporária, onde todos os jovens puderam se associar, aplicar, investir e resgatar seu dinheiro. Durante todo o evento foi trabalhado os conceitos gerais do cooperativismo, através de atividades práticas.

– Se aprende a cooperar cooperando e se constrói fazendo juntos -. Assim afirmou o presidente da Sicredi Botucaraí RS, Carlos Rogério Matuella, sobre a realização do Programa Atuação Jovem Sicredi, estruturado para a participação de jovens de 15 a 27 anos, e que tem a missão de oportunizar o empreendedorismo e cooperação, repassando a importante participação dos jovens na sociedade cooperativa. “Essa proposta tem como objetivo estruturar a participação do jovem na sociedade cooperativa e, consequentemente, fazer com que o Sicredi entenda sua visão quanto a participação da cooperativa na sociedade. Esse é um modelo importante de construção, proporcionando o despertar para suas atividades, com bons frutos que serão colhidos no futuro, quando todos sairão ganhando”, citou Rogério.

               Repassando todas as atividades propostas para o evento o consultor e proprietário da empresa Guia Soluções Educacionais, Marcos Schwingel, buscou fazer o jovem ser protagonista em sua vida, olhar o seu potencial, sonhar e realizar seus sonhos, ter atitude e saber cooperar. “O Programa Atuação Jovem Sicredi quer despertar as habilidades comportamentais de cada um: o querer compartilhar, ver o próximo bem, cooperar com as pessoas, realizar sonho coletivo. Precisamos fazer junto com os jovens para termos, futuramente, uma cooperativa ainda melhor e municípios melhores, sempre envolvendo os jovens nas decisões”, definiu Marcos.

Sandra Feles (25 anos), uma das participantes do programa, falou da sua experiência em participar do programa. “Esta é uma oportunidade de crescimento, de desenvolvimento pessoal, de conhecer novas pessoas e trocar experiências. Aqui vimos várias formas de cooperação, de saber administrar nossos recursos e saber como investir. E na nossa vida não é diferente: precisamos sempre colaborar com as pessoas que estão a nossa volta para podermos fazer a diferença”, comentou Sandra.

– Esse é um momento impar da nossa cooperativa, pois queremos que o jovem participe um pouco mais do cooperativismo. Um projeto em evolução e temos certeza que depois deste encontro eles terão maior conhecimento sobre cooperativismo, terão maior participação nas ações do Sicredi. Queremos que o Sicredi seja um instrumento para desenvolver os seus sonhos, além da formação de lideranças e que eles tenham espírito empreendedor nas suas atividades -, avaliou Matuella, lembrando que participaram do evento mais de 90 pessoas, entre os jovens integrantes do programa, colaboradores e lideranças do Sicredi.

Escrito por: ASCOM SICREDI

Compartilhe: