CCR ViaSul já começa a se mobilizar para duplicação da BR-386 na região

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Após meses de expectativa, a duplicação da BR-386 ganha novo fôlego. Por cerca de 25 quilômetros, entre Fontoura Xavier e Soledade, é visível a presença de placas, caminhões e a movimentação de trabalhadores. As informações são do colunista Jocimar Farina, da GaúchaZH.

Embora a CCR ViaSul não tenha confirmado oficialmente o início das obras, já é notável uma mobilização na área de Soledade, com o estabelecimento de canteiros e a instalação de sinalizações. Informações apontam que o consórcio Construtor Viasul, composto pela OECI, anteriormente Odebrecht, e o grupo chinês Power China, será responsável pela execução.

Ainda nesta semana, na quarta-feira (25), espera-se que o ministro dos Transportes, Renan Filho, assine a ordem de serviço para a duplicação. Autorizações para projetos nas BR-116 e BR-290 também estão no roteiro.

Em torno de 800 trabalhadores estarão envolvidos no projeto, focando primeiramente em tarefas como retirada de vegetação, drenagem e terraplenagem. Estima-se um investimento de R$ 340 milhões na duplicação. Além disso, o contrato prevê a adição de oito quilômetros de vias laterais, a construção de duas interseções, dois retornos, uma passagem inferior e mais duas pontes.

De acordo com o contrato original, a duplicação desse segmento deveria acontecer entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2025. No entanto, atrasos na emissão da licença de instalação pelo Ibama postergaram o começo das obras em oito meses, tendo sido autorizada apenas na semana passada.

Outros segmentos estão sob responsabilidade do mesmo consórcio: a duplicação entre Soledade e Tio Hugo, e a obra entre Marques de Souza e Fontoura Xavier. As respectivas execuções estão previstas entre 2024-2026 e 2026-2029.

Quanto ao trecho de 20 quilômetros entre Lajeado e Marques de Souza, a CCR ViaSul já finalizou 14,5 quilômetros, aguardando a liberação da ANTT. A conclusão total desse segmento é prevista para novembro.

Por fim, desde agosto de 2022, a CCR ViaSul vem atuando no alargamento de 10,2 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Dos quais, 6,5 quilômetros estão concluídos, mas seguem não liberados por questões de segurança. A expectativa é que este trecho esteja pronto em fevereiro de 2024.

Escrito por: Portal ClicSoledade

Compartilhe: