Caso Paulo Fernandes: o que se sabe sobre o desaparecimento do empresário de Passo Fundo

Publicado em: 28 de março de 2023

Paulo Fernandes, 43 anos, desapareceu na sexta-feira (17) do seu mercado, na Avenida Rio Grande, bairro Valinhos, em Passo Fundo. Desde o sábado (18), quando o boletim de ocorrências foi feito, a Polícia Civil iniciou a investigação e busca por Fernandes.

O desaparecimento

O vizinho e amigo, Valmor Lourençato, tinha o hábito de ir até o comércio para fazer compras e conversar com Paulo. E foi nesta rotina que ele teve a última interação com Fernandes. Na quarta-feira (15), Lourençato foi até o local, conversou com o empresário e adquiriu sua carteira de cigarros. Quando retornou na sexta-feira (17), não encontrou o empresário.

De acordo com Lourençato, a cena que viu foi de um mercado revirado. Uma prateleira estava no chão, a gaveta onde o dinheiro ficava, estava revirada e vazia. Todas as câmeras de segurança do estabelecimento haviam desaparecido.

Os dois carros de Fernandes, um Fusion e um Prisma, também haviam desaparecido da garagem. O comerciante também não estava mais no endereço.

À GZH Passo Fundo, Lourençato relembrou o amigo. Segundo ele, Fernandes foi o responsável por seu sucesso na superação do vício em álcool, o empresário não tinha rixas com outras pessoas, era um morador querido pela comunidade do bairro Valinhos.

Polícia acionada

Depois que o desaparecimento foi constatado, a família fez um boletim de ocorrências na Polícia Civil. Uma vez que Fernandes não foi mais localizado, seus carros haviam sumido e dinheiro também foi levado. O caso foi designado à Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Investigação

Um dos pontos de partida seria uma perícia na casa, porém, o processo de investigação no imóvel não pôde ser realizado, pois, entre o momento que Lourençato percebeu o desaparecimento de Fernandes e a Polícia Civil foi acionada muitas horas se passaram e pessoas circularam pelo imóvel, o que inviabilizou o processo.

Sem a possibilidade de perícia no imóvel, a Polícia iniciou buscas por Fernandes e seus veículos. No domingo (19), às margens da BR-285, em Mato Castelhano, o Fusion foi encontrado incendiado. No dia seguinte, no interior de Passo Fundo, o segundo carro foi localizado. O Prisma estava abandonado na região de Santa Gema. A Polícia Civil não encontrou marcas de sangue ou pertences no veículo, mas, ainda assim, ele foi levado para passar por investigação do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Na quarta-feira (22) as equipes da Draco contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros para uma nova etapa de buscas a Paulo Fernandes. Na região da antiga Pedreira da São José, um cão farejador e equipes de mergulhadores vasculharam a água e o matagal. O empresário não foi localizado.

Suspeitos são presos

As investigações avançaram na semana. Na sexta-feira (24), quando o desaparecimento havia completado uma semana, a Polícia Civil e a Brigada Militar desencadearam uma ação para prender suspeitos de envolvimento no caso.

Por volta das 6h, equipes saíram para cumprimento de mandatos de busca e apreensão e prisão temporária. No bairro Leonardo Ilha um homem foi preso. Segundo apontou a investigação da Polícia Civil, o indivíduo de 25 anos era ex-funcionário de Fernandes e foi o mandante do desaparecimento. Ele conhecia a questão financeira do mercado e teria dirigido o Prisma após o fato.

— Realizamos uma prisão temporária do indivíduo que seria o mandante do crime, quem orquestrou toda a situação, que é ex-funcionário dele e sabia toda essa rotina — afirmou o delegado Diogo Ferreira no dia da operação.

Durante o cumprimento dos mandatos, a polícia prendeu mais dois homens. A investigação também apontava que eles teriam envolvimento no caso, mas as prisões aconteceram por tráfico de drogas.

Buscas seguem

Desde a sexta-feira (24) agentes da Draco trabalham com as informações obtidas durante a operação. Ao longo daquele dia e do final de semana, diligências foram cumpridas. O objetivo da polícia é encontrar Fernandes, porém, os policiais trabalham para localizar um quarto indivíduo que estaria diretamente ligado ao desaparecimento.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: