Caso Paula Portes: Audiência de instrução retorna nessa segunda-feira (18)

Publicado em: 18 de outubro de 2021

Na manhã dessa segunda-feira (18), retornou as audiências de instrução para ouvir as testemunhas do caso Paula Schaiane Perin Portes.

Serão ouvidas testemunhas de acusação e defesa. O Juiz, José Pedro Guimarães explicou como irão proceder os próximos dias. “Esperamos que até quarta-feira (20), seja encerrada a etapa de instrução. Após a suspensão da outra audiência de instrução, algumas decisões judiciais foram firmadas. Serão ouvidas cerca de 30 pessoas. Devido a pandemia, a restrição de atos presenciais e outros casos que atrasaram o processo. O caso ainda está em fase de instrução. Até o final de outubro esperamos pronunciar os acusados, ou não, tudo depende das provas que serão produzidas. Quatro pessoas estão sendo acusadas”, explica.

De acordo com o Juiz, já houveram pedidos para relaxamento penal. “Todos os pedidos serão analisados após a produção da prova e assim será decidido se os acusados seguirão presos ou irão aguardar a sentença em liberdade. Se os acusados forem pronunciados para serem julgados para o júri irei analisar, pois normalmente as pessoas possuem direito de aguardar a decisão em liberdade, mediante algumas medidas. A análise é baseada em uma série de fatores”, pontua.

A Advogada da família de Paula, Salete Canello pronunciou-se a respeito do caso. “Esperamos nessa semana a retomada de audiência de instrução seja realmente concluída. Esperamos também que tudo ocorra dentro da normalidade e que após encerrado todos os processos haja a pronúncia dos réus. Para nós não existem dúvidas de que os acusados são os responsáveis pelo crime que ceifou a vida da jovem de 18 anos”, frisa Salete.

Manoel Pedro Castanheira, Advogado de alguns acusados também falou sobre o caso. “Provavelmente, amanhã serão ouvidas as testemunhas de defesa. O fato que até agora tem uma versão, que é a policial, passe a ser desmistificada. Ao longo dessa instrução, novos elementos serão incluídos aos detalhes trazidos pelas testemunhas”, enfatiza.

Relembre o caso

Paula Schaiane Perin Portes é uma jovem Fontourense que tinha completado 18 anos há pouco mais de um mês quando, em 11 de junho de 2020, despareceu após sair da casa de amigos e ir ao encontro de Mikael Willian Rossi Ortiz, em Soledade.

Há poucas semanas a Fontourense havia se mudado para a cidade vizinha em busca de emprego. Ao atender o chamado de Mikael, Paula foi morta por asfixia com golpes de mata-leão e teve o corpo ocultado em uma zona de difícil acesso no interior do município. Dois meses se passaram até ser encontrada, em 17 de agosto, após uma série de buscas frustradas e mudanças no esconderijo do corpo.

Nesse momento, quatro dos cinco réus do processo estão presos, sendo eles: Dionatan Portela da Silva, Gesriel da Cunha Wedy, João Albino Abegg dos Santos e Mikael Willian Rossi Ortiz. Todos eles respondem por homicídio sextuplamente qualificado e ocultação de cadáver. Henrique Marder está em liberdade e é réu por de ocultação de cadáver.

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira/ Tua Rádio Cristal

Compartilhe: