Caso Bernardo: Leandro Boldrini é levado a instituto psiquiátrico após surto por estresse

Publicado em: 27 de março de 2023

Leandro Boldrini, médico condenado pelo assassinato do filho Bernardo em 2014, foi levado ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) em Porto Alegre nesta segunda-feira (27) após ter um surto por estresse. O médico não participou de três dos quatro dias do novo julgamento a que foi submetido na semana passada em Três Passos, devido a este mesmo motivo.

A juíza responsável pela Vara de Execuções Criminais, Priscila Gomes Palmeiro, visitou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) onde Boldrini está preso, e declarou que há necessidade de intervenção. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) levou o preso até o Hospital Vila Nova, na capital, mas não houve atendimento por falta de um médico psiquiatra plantonista.

A decisão da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) determina que Leandro Boldrini deve receber atendimento por meio da rede de saúde pública, e que a VEPMA deve viabilizar uma vaga para ele no IPF. Segundo seu advogado, Ezequiel Vetoretti, Boldrini está no IPF para ser medicado corretamente e deve permanecer em observação até se recuperar.

Em 2014, o assassinato de Bernardo, um menino de apenas 11 anos, chocou o país. Além de Leandro Boldrini, outras três pessoas foram condenadas pelo crime: Graciele Ugulini, madrasta de Bernardo, Edelvânia Wirganovicz, amiga de Graciele, e Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia.

Ainda não se sabe quanto tempo Boldrini ficará em observação no IPF e como isso afetará a execução de sua pena.

 

Escrito por: Rádio Uirapuru

Compartilhe: