Carnaval 2023, divirta-se com consciência!

Publicado em: 18 de fevereiro de 2023

Está chegando o carnaval, época de festa e diversão, mas é preciso lembrar da prevenção.

O Carnaval é uma festa voltada para a alegria, diversão, folia e muita paquera. Os foliões esperam ansiosos por essa época do ano, mas o grande problema é que acabam abusando de bebidas alcoólicas, drogas e se esquecendo dos cuidados preventivos contra a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também conhecidas como DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Entre as ISTs estão HPV, HIV( Aides), herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo a sífilis.

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada, por isso a importância do uso de preservativos.

Essa euforia de uma vida acelerada, está trazendo resultados negativos, nos últimos anos a população mais jovem está reduzindo o uso do preservativo, pesquisas de Comportamentos e Atitudes e Práticas, indicam que, apenas 56,6% dos jovens de 15 a 24 anos, usam camisinha com parceiros eventuais.

Dentre as principais e mais preocupantes doenças sexualmente transmissíveis esta, HIV, hepatite B e C sobretudo a sífilis, infecções estas que estão apresentando cada vez mais pessoas infectadas.

Como identificar

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

Dicas de segurança para curtir o Carnaval:

- Use preservativo (há distribuição gratuita em diversos locais da cidade e inclusive nos postos de saúde) durante as relações sexuais, inclusive durante o sexo oral, para prevenir o contágio por DSTs e também evitar uma gravidez indesejada.

- Evite compartilhar objetos pessoais

- Evite trajes de banho úmidos por períodos longos, tome um banho logo após voltar da praia ou piscina. Essa medida evita as doenças causadas por fungos, como a candidíase.

Em Fontoura Xavier, os testes são feitos na hora, com resultados rápidos em até 15 minutos, de forma sigilosa.

Aproveite e divirta-se, mas lembre-se de proteger e proteger a vida do outro.

Escrito por: Dilene Zonatto/ Clic News

Compartilhe: