Caminhoneiro preso em flagrante após acidente com três vítimas é solto em Santa Maria

Publicado em: 10 de maio de 2023
Foi solto o caminhoneiro preso em flagrante após um acidente com três vítimas na BR-158, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (8). Autuado por homicídio culposo na direção de veículo, ele foi liberado após passar por audiência de custódia na terça (9).
“Era um desdobramento que já achávamos provável, tendo em vista que ele não tem antecedentes, tem residência fixa e não há motivos para prisão preventiva”, diz o delegado Marcelo Arigony.
A defesa do caminhoneiro afirmou que o condutor trabalha há 20 anos com transportes e nunca havia se envolvido em um acidente. Além disso, o advogado afirmou que, além de permanecer no local do ocorrido, o motorista realizou o teste de bafômetro, que não apontou ingestão de álcool.
A prisão foi feita porque o tacógrafo indicou que o caminhão estava a uma velocidade entre 75 km/h e 80 km/h, quando o limite do trecho é de 50km/h.
“Ainda temos que verificar a velocidade em que esse veículo das vítimas vinha também. Já temos uma estimativa da velocidade do caminhão, mas, pelo que parece, apesar de a velocidade do veículo estar um pouco acima do que é permitido, ele vinha trafegando normalmente”, esclarece Marcelo Arigony.
O caminhão conduzido pelo homem estava carregado de toras de madeira e colidiu frontalmente contra um carro. O automóvel ficou sob a carga de madeiras, e as três pessoas que ocupavam o veículo morreram no local.
O acidente vitimou Bruno Figueiredo Felix, de 28 anos, e os irmãos Patrick Rodrigures Nascimento, de 34 anos, e Wellington Rodrigues Nascimento, de 24 anos. O enterro de Bruno e dos dois irmãos está marcado para a tarde desta quarta.
Situação da estrada
Na manhã desta quarta (10), foi feita uma perícia preliminar no local do acidente, na altura do km 326 da BR-185. O trecho em que a colisão aconteceu está passando por obras, que causam estreitamento de via e desvios. A perícia também apontou falta de sinalização no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vai fazer uma avaliação no local para indicar possíveis déficits na sinalização.
“Nos parece que a precariedade da via, a pouca iluminação e as condições de tempo podem, de alguma maneira, ter levado o condutor desse veículo, onde estavam as vítimas, se perder”, explica o delegado.
Escrito por: G1 RS