Caminhada pela conscientização do autismo acontece dia 30 de abril em Fontoura Xavier

Publicado em: 27 de abril de 2022

A Associação Acolher está organizando uma  caminhada pela Conscientização do Autismo, que será realizada no dia 30 de abril, a partir das 14h.

Após descobrir que seu filho de apenas quatro anos, Vinícius dos Santos Slompo era autista, Márcia dos Santos sentiu a necessidade de aprender mais sobre o assunto e como lidar da melhor maneira possível com tudo que viria em seguida. Com esta dedicação, Márcia passou a estudar e se aprofundar no tema, inclusive direcionando sua pós-graduação para o autismo e deficiências, onde em seu estágio passou a ter contato com diversas crianças que também haviam sido diagnosticadas com a mesma deficiência. O convívio neste meio, trouxe para Márcia, uma necessidade em buscar recursos e maior apoio para aquelas famílias que possuem em seu núcleo, um membro com autismo.

Foi então que Márcia iniciou um movimento onde contou com a ajuda de diversas pessoas. Pouco depois, passou a contar com o apoio de Rute da Silva Andrade, que trouxe consigo a ajuda de diversas pessoas de fora do município, entre eles, o Vereador Daniel Doben, que disponibilizou toda sua equipe jurídica, que foi responsável pela criação e registro oficial da associação.

Márcia relembra sobre como foi receber a notícia de que seu filho era autista. “Foi um balde de água fria quando a Neurologista me falou que o Vini tinha autismo e que ele dependeria de cuidados mesmo quando adulto. Em minha mente, eu sonhava com meu filho casando, formando sua família e então, tudo isso mudou. Eu não sabia o que era o autismo e fui atrás de informações a respeito após a Neurologista me incentivar a ler sobre. Eu não sabia como ajudar meu filho e estava prestes a entrar na faculdade dos meus sonhos, que era a graduação de Direito. Foi então que decidi abrir mão deste sonho, buscando focar em conhecer melhor tudo aquilo que poderia tornar a vida do Vinícius menos difícil. No início, ele tomava medicação importada e de certo modo, eu acreditava que aquele medicamento iria “curá-lo” e que este quadro iria passar. O medicamento era caro, cerca de R$1.500 mensais, fora o acompanhamento que eu tive que fazer com dois psiquiatras em função dos preconceitos que sofríamos”, conta Márcia, sobre como foi descobrir e encarar as dificuldades sobre autismo. Hoje, Vinícius tem 16 anos e sofre de autismo severo.

A meta da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência, Associação Acolher é realizar a troca de informações, experiências e conteúdos, trazendo melhor qualidade de vida para todos.

Rute da Silva Andrade é mãe de Wesley Andrade Rissini, de 11 anos. “A história do Wesley é bem parecida com a do Vinícius. Ele também foi diagnosticado com autismo moderado aos quatro anos. Como fui mãe muito nova, percebi que meu filho era diferente mas tinha para mim que tudo mudaria quando ele passasse a frequentar a escola, mas foi no primeiro dia de aula dele que tive a certeza, quando a professora me chamou e disse que havia algo diferente com o meu filho, pedindo que eu o levasse para consultar o neurologista, foi então que ele foi diagnosticado. Eu tive que abrir mão do meu mundo para entrar no mundo dele”, relata Rute, relembrando de como tudo aconteceu.

Cerca de um ano atrás, foi iniciado o movimento de apoio ao autista, e com o passar do tempo e a colaboração cada vez maior de diversas pessoas da comunidade, hoje se formou a associação, buscando reivindicações e melhorias. E hoje, a presidente da Associação Acolher, Márcia dos Santos e a vice-presidente Rute da Silva Andrade, aproveitam a oportunidade para agradecer aos comerciantes e taxistas de Fontoura Xavier pelo apoio.

“Orgulho, empatia, luta, perseverança, esperança e MUITO AMOR. Ser pai e mãe de autista é isso e muito mais. Neste mês aonde nos comemoramos o dia 2 mundial da conscientização do Autismo, lembramos a importância da conscientização, da empatia, de conhecer para acolher. Antes de toda história de luta por trás de uma família autista, que luta por direitos, por tratamentos, por ser vista, existe uma história de muito amor. O vini fez quem eu sou hoje, ele me trouxe até aqui. E tê-lo em minha vida faz tudo valer a pena.  Então queremos encerrar nosso mês de abril com a nossa caminhada Conscientização sobre o Autismo”, disse.

A caminhada da Associação Acolher será realizada na tarde do próximo sábado, com saída às 14 h, na frente da Brigada Militar e sendo finalizada na Praça Municipal Dionísio Taffarel. A orientação é de que os participantes utilizem preferencialmente roupas azuis. Esta caminhada tem como objetivo, aumentar a visibilidade da Associação no município, trazendo o olhar da sociedade para as crianças e a própria associação. Se caso estiver chovendo haverá carreata com balões azuis.

Escrito por: Clic News/Andressa Rauber

Compartilhe: