Câmara vai integrar a AVASB

Publicado em: 09 de Maio de 2018

Na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (07/05), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de resolução nº 01/2018 que autoriza a Câmara de Vereadores associar-se e contribuir com a Associação das Câmaras de Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí- AVASB, com valor mensal de R$ 700,00.

No expediente o secretário leu a resposta ao ofício nº 019/2018, referente a contratação de 16 emergenciais para auxiliar de serviços gerais. O Prefeito José Flávio Godoy da Rosa em atenção aos pedidos de informações solicitados pelos vereadores,  enviou cópia do processo licitatório, cópia do contrato com descrição das ruas objeto da contratação, relatório de acompanhamento de obras da GIGOV/PF com percentual de obras executadas em cada contrato. Por fim, com referência a solicitação do estudo de impacto orçamentário-financeiro referente ao PL 004/1018, o Poder Executivo Municipal, informou que funcionário responsável pelo setor está de férias e a administração se comprometeu em providenciar o solicitado. “No entanto friso a extrema importância de aprovação deste projeto, em razão do imprescindível trabalho destas funcionárias na merenda escolar e limpeza de nossas escolas e creche. Pois em caráter emergencial realizamos o pagamento por RPA, e em caso de não aprovação do projeto, esta administração ver-se-á na obrigação da dispensa destas funcionárias”, explicou o prefeito José Flávio Godoy da Rosa.

Na oportunidade também os vereadores, Algemiro Pinheiro de Oliveira, Luiz Armando Taffarel, Eduardo Vaz, Gladis Malacarne e Vilmar Pessetto(Simão), requeream a convocação da secretária da Saúde em exercício, Scheila de Cezere da Rosa, para prestar esclarecimentos na próxima sessão acerca de graves fatos ocorridos e mencionados pelo presidente da Casa na Sessão de 23 de abril, bem como, outros fatos pertinentes a secretaria.

Já a Vereadora Gladis Malacarne, solicitou  que seja disponibilizado no prazo legal informações sobre: gastos realizados pelo Departamento de Esportes na realização do campeonato municipal de futebol de campo, especialmente os gastos com arbitragem; também requereu a comprovação da entrada dos valores na tesouraria do município do pagamento de multas efetuadas pelos atletas, já que há relatos de pagamento por recibo, em valores a menor, diretamente no setor de esportes e que tais valores não entraram nos cofres do município. Também solicitou que sejam encaminhadas cópias das atas das reuniões da Comissão de Controle Interno, realizadas  nos anos de 2017 e 2018.

Na oportunidade todos os vereadores aproveitaram para parabenizar a todas as mães pelo seu dia.

A vereadora Gladis Malacarne,  manifestou-se  na tribuna para esclarecer sobre a emenda Parlamentar no valor de R$ 100 mil destinada para o Hospital Santa Terezinha. Ela ainda explicou que para concretizar o repasse desse valor,  é necessário o cumprimento de algumas exigências da Secretaria Estadual da Saúde, pelo Hospital Santa Terezinha, que até o momento não foi atendido, disse que a emenda está garantida. O vereador Vilmar Pessetto parabenizou a administração pela Festa do Pinhão, pediu encarecidamente que o Parque de Eventos seja conservado da mesma maneira que foi cuidado durante a Festa do Pinhão. “O Parque é o coração de Fontoura Xavier, milhares de pessoas passam na BR 386. Em breve também teremos nosso rodeio e com isso já economiza. Também peço encarecidamente para que o parque de máquinas seja transferido de lugar”, disse.

O Vereador Eduardo Vaz parabenizou a Rádio Guamirim pelos seus 19 anos em Fontoura Xavier. Ele também frisou que administrar é eleger prioridades dentro de prioridades. “Uma das grandes prioridades e desafios que devemos  sanar, é para fazer valer, cumprir, estabelecer e ultrapassar esta meta, da respeitabilidade, da dignidade, da valorização dos nossos professores que ainda não receberam o seu piso salarial. Sabemos que é uma Lei que vem  desde 2011 e passou por diversos prefeitos que não foi sanada. Dentro de tantas prioridades que temos esta é uma, mas precisamos fazer isso urgente, que muitos processos estão tramitando na justiça. A educação transforma as pessoas e posteriormente as pessoas transformam o mundo. É fundamental a valorização dos nossos professores para que se doem mais e melhor, para que se sintam mais valorizados. Os nossos professores merecem, é lei temos que cumprir”, ressaltou. Ele ainda falou sobre a situação das estradas e da saúde de Fontoura Xavier.

O vereador Algemiro Pinheiro de Oliveira,  mencionou a situação precária da Secretaria dos Serviços Urbanos. “Nem a conservação da cidade não está sendo feita, o necessário a população não está sendo realizado, as calçadas estão sujas, as placas quebradas, lâmpadas nas ruas estão quebradas, esgotos, entre outras situações. O povo está cobrando e nós vereadores temos a função de fiscalizar e cobrar.

O vereador Felisberto Godoy da Rosa, relatou sobre  visita dos vereadores a empresa Artek e enalteceu o serviço da empresa no município. Ele ainda aproveitou para falar sobre a questão das drogas no município, pedindo a atenção da sociedade, para unir forças nesta questão.

O vereador Paulo Quevedo, explicou que o município está passando por uma dificuldade na secretaria de Serviços Urbanos. “A mesma preocupação que vocês têm, eu estou tendo mais ainda, todos nós da administração. Quando eu criticava aqui nesta tribuna a administração passada, nós saímos para uma campanha esperando mais e melhor, claro tem dificuldades financeiras, mas acho que está na hora do secretário sentar com as lideranças e ver qual a melhor atitude para se tomar. Sou claro, sou polêmico e pago caro por isso, mas sou sincero. Precisamos fazer o serviço que o povo espera. Tem coisas que não estou contente. O prefeito tem tentado fazer, mas uma boa administração se faz com secretários e funcionários com vontade de fazer diferente. Temos que preservar as coisas boas. Vamos trabalhar uma idéia do que será necessário fazer para melhorar”, disse.

A vereadora Sandra Mara Garcias, mencionou  emenda conquista para custeio da saúde, através do deputado Marcon, a mesma já está empenhada. “Virá para somar, nossa saúde está caótica em todo Brasil, mas estamos lutando com todas as forças que podemos”, disse.

O vereador Luiz Armando Taffarel, informou que esteve fazendo a inspeção do transporte escolar do Campo Novo, integrando uma comissão designada pela promotoria da educação de Passo Fundo. Ele também citou cada Deputado que designou emendas ao Hospital Santa Terezinha.

No dia 16/05,  todos os vereadores estarão em Porto Alegre, participando de uma reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marlon Santos, buscando uma solução para o Hospital Santa Terezinha.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 21 de maio, a partir das 19 horas.

 

Escrito por:

Compartilhe: