Britador de Fontoura Xavier poderá pertencer a Eurovias

Publicado em: 5 de dezembro de 2022

Britador de Fontoura Xavier poderá  pertencer a Eurovias

No dia 30 de novembro de 2022, estiveram reunidos em Brasília, na agência Nacional de Mineração (ANM) os vereadores Gilsone Dartora, Paulo Campanha, Bruno Brum e Prefeito Municipal Luiz Armando Taffarel juntamente com o Sr. Michele, especialista em mineração, tratando assuntos de interesse do município.

Na ocasião foi discutido e analisado o caso do Britador, localizado na Vila Paulina, cujo qual está passando por um processo de pedido de posse da área, este poderá deixar de ser patrimônio municipal e passar a pertencer a Eurovias, que viu uma oportunidade de empreendimento na situação recorrente.

Na tratativa, os representantes fontourenses buscavam a negociação do Britador, visto que é um grande bem público, o qual oportuniza a extração de material para manutenção das estradas do município.

O vereador Gilsone Dartora em sua fala relata: “A administração passada (2016/2020)- Por falta de renovação ambiental da área pertencente ao município, de onde é extraído o material de britagem. A administração de Fontoura Xavier pode perde o direito de extração desse material, assim a empresa Eurovias que viu a possibilidade de comércio e uso do material, solicitou o direito de pesquisa de material para a empresa, nesse caso estaríamos perdendo não apenas o território do município, como também de mais de 40 hectares de terra aos redores da propriedade municipal.

Ainda segundo Gilsone a explicação fornecida a ele pelo Sr. Michele é de que, “até hoje ninguém ganhou alguma causa entrada judicialmente contra a empresa que pede o uso de território para retirada de materiais, sendo a melhor saída, uma negociação com a empresa que ganhar a liberação de extração”.

A Prefeitura Municipal manifesta seu interesse em negociar com a empresa Eurovias, e nos próximos dias entrará em contato com a empresa.

Para mais informações sobre o processo que está em andamento,  acompanhe nosso site.

 

 

 

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: