Boas práticas para a produção de tabaco é pauta de palestra na 9º Festa do Pinhão e 8º Expofeira

Publicado em: 22 de abril de 2022

Na manhã desta sexta-feira (22), a Sicredi Botucaraí RS/MG, em parceria com a Cerfox, CDL e Afubra, estiveram promovendo uma palestra sobre “Boas Práticas para a Produção de Tabaco”. Mais de 100 associados estiveram participando.

A palestra foi ministrada pelo instrutor do Sebrae, Geferson Gean dos Reis. Estiveram presentes autoridades municipais, o presidente da Sicredi, Carlos Rogério Matuella, presidente e vice-presidente da Cerfox, Diógenes Laste e Darli Landin, presidente da CDL, Clóvis Arend  e demais colaboradores das respectivas cooperativas e entidades.

Nestes 40 anos de Sicredi Botucaraí, a cooperativa conta com mais de 54 mil associados. Sua área de atuação abrange 61 municípios, totalizando 20 pontos de atendimento e mais de 250 colaboradores. Presente em Fontoura Xavier há 22 anos, busca melhorar a renda de seus associados em diversas ações.

De acordo com o Presidente da Sicredi, Carlos Rogério Matuella, que se fez presente no evento. “A feira possui como finalidade unir uma região. Essa é uma demonstração de setor público e privado, que resultam em sucessos como este. Em um ano de estiagem, entendemos o quanto o tabaco é importante e gera oportunidades”, pontua o Presidente.

A gerente da Agência Sicredi de Fontoura Xavier, Josiane Bianchini,  “A produção de tabaco é uma das atividades agroindustriais mais significativas, pois está presente em 508 municípios, envolvendo cerca de 138 mil pequenos produtores e da origem a 40 mil empregos diretos na indústria. O Brasil é o maior produtor de tabaco, e esta região é uma das mais importantes. Estamos muito orgulhosos em tornar possível esse momento, com nossos queridos parceiros, pois nada se constrói sozinhos”, frisa Josiane.

O Prefeito Municipal, Luiz Armando Taffarel, agradeceu a Sicredi Botucaraí e demais cooperativas pelo olhar carinhoso dedicado ao município. “Estamos muito felizes em promover essa feira, com tantos eventos importantes. Agradecemos às cooperativas, que contribuem para o desenvolvimento desse município”, finaliza o Prefeito.

Darli dos Santos Landin, vice-presidente da CERFOX, ressalta a importância do tabaco para a economia. “Fui produtor de fumo e transportador, a pequena propriedade rural onde é desenvolvida a cultura do fumo é indispensável para a economia”, enfatiza.

A produção de tabaco é uma das principais culturas desenvolvidas em Fontoura Xavier. O município conta com mais de 400 produtores ativos, que auxiliam na geração de emprego e renda.

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: