Barragem seca: Fontoura Xavier está sem água

Publicado em: 18 de fevereiro de 2020

Com ajuda de equipamentos a equipe da Corsan está tentando sugar os últimos litros de água da barragem de contenção que abastece praticamente toda a cidade. Uma cena triste e desesperadora. Fontoura Xavier está sem água.

O que resta agora é buscar água de caminhão pipa em outros municípios, para pelo menos por algumas horas por dia fazer chegar água até a torneira da população.

De acordo com o prefeito municipal, José Flávio Godoy da Rosa, que na tarde da segunda-feira, dia 17, esteve visitando a barragem, a situação realmente é preocupante. “Fontoura Xavier enfrenta uma das maiores secas da sua história. Nem a estiagem de 2012 foi tão grande”, explica.

A situação também é grave no interior do município. De acordo com o prefeito, há mais de 15 dias a prefeitura está distribuindo água de caminhão pipa para várias comunidades do interior.

Um poço artesiano está sendo perfurado nesta semana na Linha Sítio, junto a sede da AFUC. A perfuração do poço é uma iniciativa da Corsan junto com o Poder Público na tentativa de buscar uma solução para o problema da falta de água em Fontoura Xavier. “Já estamos em 190 metros de profundidade, mas temos pouco sinal de água. Podemos chegar até 300 metros de profundidade e nossa expectativa é que o poço tenha uma boa vazão e ajude a abastecer a cidade”, explica Leonardo Stumpf, geólogo da Corsan que acompanha o trabalho. Segundo ele o poço precisa dar uma vazão de mínimo 15 mil litros por hora.

Segundo informações fornecidas pelo gestor da Corsan, Everton Gugel, desde as 8h da manhã de hoje dois caminhões pipa estão transportando água de Soledade para Fontoura Xavier. “Chega ao município aproximadamente 45 mil litros a cada duas horas. Essa água está indo para o reservatório e dentro do possível abastecendo a cidade”, explica. Ele relata que a Corsan já estuda a possibilidade de um terceiro caminhão e também vai ver a viabilidade de buscar água em São José do Herval, agilizando o processo de abastecimento. “Não sabemos ainda como vai funcionar o racionamento, mas em vários momentos a população vai ficar sem água, pois não conseguimos atender a demanda. A partir desta quarta-feira os caminhões pipa estarão trabalhando das 6h da manhã até a meia noite, mas precisamos da colaboração da população no sentido de usar água com responsabilidade”, finaliza.

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: