Aulas via rádio iniciaram nesta quinta-feira (22)

Publicado em: 22 de abril de 2021

A Secretaria Municipal de Educação , Cultura e Turismo, iniciou no mês de abril, a utilização de mais uma ferramenta didática que busca maior cobertura e entendimento das atividades dedicadas aos alunos da rede municipal de ensino, as aulas complementares via rádio.

Esta ação educativa foi pensada e proposta pela Secretária Municipal, professora Laudete Bortoncello Nunes que, preocupada em qualificar e inovar às práticas pedagógicas durante a Pandemia COVID 19, ousou em lançar este desafio no município de Fontoura Xavier, pois de acordo com ela é uma boa prática que já acontece em várias cidades do País.

A pandemia da Covid-19, forçou estados e municípios a suspenderem as aulas presenciais como forma de evitar a proliferação da doença. Assim, o conteúdo transmitido por meio do rádio pode alcançar alunos que não possuem acesso à internet ou, até mesmo, o aparelho celular.

Sendo assim, a proposta foi aceita pelo Departamento Pedagógico da SMECT e pelos gestores escolares, que não mediram esforços para, juntamente com os professores realizar a atividade, que foi divulgada pelas duas rádios locais: Rádio Guamirim e Rádio Cultura.

De acordo com a Secretária, os professores envolvidos nesta primeira etapa foram escolhidos pelo brilhante trabalho já desempenhado nas escolas onde atuam, sendo característica destes o protagonismo e comprometimento em realizar este primeiro programa de rádio.

A diretora pedagógica da SMECT, professora Mírian Silva Ortiz, realizou formação pedagógica de planejamento e orientações para as gravações e relata que, desde o princípio percebeu que a ideia foi  bem acolhida pelos professores indicados, pois todos entenderam a intencionalidade dos programas de rádio, que é o melhor entendimento dos conteúdos escolares.

Após a reunião, os professores passaram a gravar as orientações via celular e enviar para posterior montagem. Os programas foram ao ar nos dias 22 e 23 nos horários previamente divulgados em vinhetas via rádio. A Diretora Pedagógica Mirian avalia que a ação foi exitosa, pois já houve manifestação de pais e alunos que a explanação dos professores auxiliou muito na compreensão das atividades escolares remotas.

Nos referidos programas de rádio, optou-se por iniciar esta ação com os anos iniciais do Ensino Fundamental, e também a Educação Infantil e o CAEE-Centro de Atendimento Educacional Especializado. Foram explanados os conteúdos básicos e as orientações sobre o preenchimento das atividades referentes ás remessas de atividades impressas, que cada criança recebe para preencher em casa, pois muitas vezes, a realidade geográfica de algumas localidades apresenta entraves ao acesso a internet e WhatsApp.

Os coordenadores pedagógicos da SMECT responsáveis pelo CAEE, Educação Infantil e anos iniciais, professores Cátia Ferreira de César, Valdete da Cunha e Juarez José Pagnussato comemoram o desempenho dos professores na atividade realizada, juntamente com as demais coordenadoras, Loiri Marca, Denise dos Santos, Lisiane Zanotelli e a Secretária Adjunta Joselice Pedroso de Morais, que enfatizou a importância de somar esforços no sentido de minimizar as fragilidades do processo de aprendizagem que ocorre devido a impossibilidade de aulas presenciais.

Pretende-se que, enquanto as aulas presenciais não iniciem, ocorra um programa mensal, com as orientações sobre as atividades impressas. O próximo passo será desafiar os educadores dos anos finais do ensino fundamental para que participem também, para que ocupem este espaço. Ainda, a Secretária enfatiza que mesmo sendo um pouco mais independentes, os alunos adolescentes muitas vezes também tem dificuldade para realizar e preencher adequadamente os polígrafos.

“Estou realizada com o sucesso alcançado, e espero, sinceramente que, cada vez mais  educadores venham somar-se conosco! São tempos difíceis, mas juntos seremos mais fortes”, destaca a secretária Laudete.

“Parabenizo as escolas, seus gestores e agradeço de forma muito especial esse grupo destes primeiros professores que abraçaram a causa e mostraram que é possível sim, sempre dar um passo a mais rumo a Educação de qualidade. A aprendizagem também acontece pelas ondas do rádio”, finaliza a Secretária.

 

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: