Aulas da rede municipal de ensino de Fontoura Xavier serão retomadas a partir do dia 10 de maio

Publicado em: 30 de abril de 2021

A publicação do Decreto Estadual 55.856 com mudanças no modelo de distanciamento controlado e a adoção da bandeira vermelha no estado, possibilita a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades. Na rede municipal de ensino, as aulas serão retomadas de forma híbrida a partir do dia 10 de maio, com a Educação Infantil e anos iniciais (do 1º ao 5º ano). Também no dia 17 de maio, os alunos do 6º ao 9º ano voltam às escolas, de forma escalonada.

Na manhã de sexta-feira (30/04) reuniram-se na Prefeitura Municipal, os representantes da Secretaria da Educação, da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária juntamente com as diretoras das escolas da rede Municipal de ensino, sendo todos os referidos componentes dos COEs Municipais e Locais ( Centro de Operação de Emergência em Saúde), para fins de definir, e implementar as orientações sobre a retomada das aulas presenciais na rede Municipal e Estadual.

Foram analisadas e dispostas as medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 a serem aplicadas nas escolas e transporte escolar.

A Secretária da Educação Laudete Bortoncello Nunes, pontuou o retorno das aulas presenciais, com data prevista para o dia 10/05, ressaltando as recomendações a serem observadas com relação ao Modelo de Distanciamento Controlado.

A Secretaria da Saúde por meio de seus representantes enfermeiro Thiago e a enfermeira Jane, orientaram as representantes dos COEs-Locais(Diretoras das Escolas Municipais), com relação aos Protocolos de identificação de casos sintomáticos e protocolos obrigatórios.

Os representantes do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrick Gradaschi e Igor de Cesar , disponibilizaram-se para agendar a partir de segunda-feira, dia 03/05, realizar vistorias  nas escolas municipais,  no intuito de auxiliar com relação aos protocolos previstos.

Os Coordenadores Pedagógicos da SMECT, Mirian da Silva Ortiz, Catia Ferreira de Cesar e Juarez Pagnussato, orientaram os gestores escolares no que refere-se as ações para a Implantação das Medidas de Prevenção e Controle da Covid-19, nas instituições de ensino, bem como as atribuições dos COEs-locais responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência , a fim de providenciar a provável  retomada  das aulas presenciais escalonada de forma mais segura possível.

Também foi reinterado nesta reunião as considerações importantes feitas pela Undime-RS sobre as questões relativas ao retorno das atividades escolares nos municípios gaúchos, já declaradas as Secretarias Municipais de educação, ainda no mês de maio de 2020, onde constam o regime de colaboração para o retorno das aulas presenciais ,precedidos pela necessidade da instituição dos COES  Municipais e locais “decreto nº 55.539. “Sendo estes fundamentais para o retorno das aulas presenciais em algum momento. Vale ressaltar que os COES (Centro de Operações Emergenciais em Saúde) não existiam em nosso município e houve então a necessidade emergente de serem criados por meio de decretos e portarias no início da gestão atual para viabilizar neste ano de 2021, a possibilidade de retorno as aulas presenciais.

A Secretaria da Educação, ciente de seu compromisso e considerando o parecer normativo do Conselho Nacional de Educação/CP, criou então o plano de retorno às aulas intermitentes. Pois tem responsabilidades com as diretrizes nacionais e estaduais. Neste momento solicitamos aos pais e responsáveis, que estes deverão procurar as escolas para assinarem termo de responsabilidade para que seus filhos retornam as aulas presenciais ou continuem no sistema remoto, já que reuniões não podem serem realizadas como meio de evitar aglomerações.

Na próxima semana os profissionais de serviços gerais receberão treinamento específico sobre a higienização e desinfecção dos ambientes escolares, serão feitos também treinamento com os servidores do transporte escolar. Incluindo também encaminhamentos com orientações aos professores com relação ao Plano de Retorno às Aulas Intermitentes Escalonado.

Acompanhe a explicação da Secretária da Educação de Fontoura Xavier.

https://www.facebook.com/PortalClicNews/videos/2876934482528340

Escrito por: Clic News/ASCOM Prefeitura de FX

Compartilhe: