Após semana com neve, calor volta ao RS nos próximos dias

Publicado em: 24 de agosto de 2020

Substituição no tempo do Rio Grande do Sul: saem o frio e a neve, entram calor e clima seco. Um sistema de alta pressão que deixa o Estado provoca tempo firme a partir desta segunda-feira (24), de acordo com a Somar Meteorologia. Pela manhã e à tarde, já dá para verificar uma subida gradual na temperatura.

Segundo o meteorologista Paulo Hofacker, ventos soprando do quadrante norte trazem a umidade e o calor da região amazônica para o sul do país. Ele cita a cidade de Gramado como exemplo: na sexta-feira (21), a máxima registrada foi de 11ºC, valor que deve dobrar nesta segunda (24). Em São José dos Ausentes, que cravou -1ºC neste domingo com sensação térmica de -6ºC, os termômetros devem começar a segunda com 4ºC – que será a menor temperatura mínima de todo o Rio Grande do Sul. Algumas cidades vão ficar perto dos 30ºC: em Santa Maria, a máxima será de 29º C.

Enquanto o frio começa a se despedir, a baixa umidade começa a preocupar: em todo o Estado a taxa deve chegar à casa dos 30%.

— Este valor é até um estado de alerta, pois com a saída do sistema de alta pressão, não há nem ao menos a possibilidade de chuva — aponta Hofacker, lembrando que a baixa umidade pode causar problemas de saúde para pessoas com dificuldades respiratórias e bronquites.

A sensação térmica deve ser agradável nos próximos dias. Na quinta-feira (27), porém, há uma forte possibilidade de chuva na regiões oeste e sul, na fronteira com Uruguai, graças a formação de uma nova frente fria. Mesmo com a alteração, a região da costa não deve ser tão afetada pela nova massa de ar.

Além disso, com a proximidade do fim do inverno, é improvável que novas temperaturas negativas sejam registradas nas próximas semanas, de acordo com Hofacker.

— Não temos condições de frio extremo, porque a chegada da primavera faz com as temperaturas naturalmente aumentem e a umidade tenha uma boa baixa — reforça o meteorologista da Somar.

Mesmo com o tempo firme, o momento é de alerta para o litoral gaúcho: as rajadas de vento devem se manter na casa dos 60km/h nesta segunda. Isso ocorre devido a  uma pista de ventos do mar contra a costa, com aumento da agitação marítima. Este cenário deve seguir nos próximos dias, com a possibilidade de ventos de 80km/h na terça-feira (25).

Veja a previsão do tempo para cada região

Região Metropolitana: Porto Alegre deve ter o tempo firme e com poucas nuvens, com mínima de 13ºC e máxima de 22ºC. No sexta-feira (21), em comparação, a mínima foi de 4ºC – o menor valor de agosto na cidade.

Serra gaúcha: a segunda-feira será ensolarada. Em Vacaria, os termômetros devem ter mínima de 6ºC e máxima de 18ºC.

Litoral Norte: em Tramandaí, os termômetros seguem em elevação, como o restante do Estado. A segunda-feira deve ter mínima de 12ºC e máxima de 16ºC. No sábado, a cidade marcou mínima de 5ºC, o menor valor do mês até o momento.

Litoral Sul: apesar do tempo aberto e com poucas nuvens, a região ainda deve ter valores medianos. Rio Grande terá uma das menores máximas do RS nesta segunda, de 17ºC. A mínima deste domingo, que foi 5ºC, deve se elevar para 9ºC.

Região Norte: tempo firme e ensolarado. Em Erechim, a mínima deve ser 9ºC e a máxima de 21ºC.

Região Noroeste: o -1,4ºC registrado em Santo Ângelo na sexta sobe para a mínima de 10ºC nesta segunda. A máxima prevista é de 19ºC, chegando aos 25ºC na quarta.

Região Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Em Pelotas, a mínima deve ser de 8ºC e máxima de 19ºC.

Região Central: o tempo firme predomina na região, com destaque para Santa Maria, que pode ter máxima de 29ºC já nesta segunda.

Campanha gaúcha: o tempo deve ser aberto e com poucas nuvens. Em Bagé, que registrou 1,4ºC na quinta (a menor temperatura da cidade em agosto), deve ter mínima de 9ºC e máxima de 22ºC nesta segunda.

Fronteira Oeste: tempo firme e com poucas nuvens. Em Uruguaiana, a mínima deve ser de 10ºC e máxima de 23ºC.

Escrito por: GZH

Compartilhe: