Alunos elaboram projetos para auxiliar no combate à dengue

Publicado em: 4 de outubro de 2019

Estudantes da Escola M. E. F. Tomé de Souza pesquisaram e elaboraram, por meio de estratégias educativas, projetos de aplicação prática de meios alternativos sustentáveis de combate ao mosquito Aedes aegypti.

 Os alunos do 90 ano realizaram seu trabalho com base em sua pesquisa sobre a planta Citronela, que possui em suas folhas óleos essenciais, como o geraniol e o citronelal, que funcionam como uma espécie de  repelente natural contra os mosquitos.

Através desse conhecimento, os estudantes fabricaram  um aromatizador de ambientes a partir da extração da essência da Citronela, cabe ressaltar que a planta em questão não é tóxica aos seres humanos, apenas aos mosquitos, sendo que seu aroma é agradável as pessoas, mas insuportável ao Aedes. Após a fabricação, os aromatizadores serão distribuídos durante a mostra pedagógica da escola.

Além disso, os alunos do 60, 70 e 80 ano criaram um segundo projeto com base na planta Crotalária juncea. Seu funcionamento consiste em atrair libélulas que são predadoras naturais das larvas do Aedes aegypti, por meio de suas flores amarelas. Além de sua eficácia no combate a Dengue, Chikungunya e Zyca, os estudantes aprenderam que a planta possui inúmeros benefícios ao solo, como, por exemplo, no auxilio a fixação de nitrogênio na terra, sendo assim, é um meio natural de adubação verde que diminui a necessidade do uso de uréia no solo.

Segundo um Boletim Técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, a Crotalária juncea tem a capacidade de fixar até 165 kg de nitrogênio por hectare, o que equivale a 360 kg de uréia.

A professora orientadora, Valdirene M. Dartora, teve o objetivo de conduzir as pesquisas abordando meios naturais e sustentáveis de combate à Dengue. Visando realizar a conscientização da comunidade sobre o equilíbrio ecológico no enfrentamento dos mosquitos transmissores de doenças. É importante ressaltar que as outras medidas preventivas ao mosquito, tais como evitar água parada, tampar as caixas d’água, entre outras, nunca devem deixar de serem realizadas.

 

 

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: