Alunos da EEEM Getúlio Vargas participam de Semana de Prevenção e Combate à violência contra a Mulher

Publicado em: 13 de março de 2025
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas participam de Semana de Prevenção e Combate à violência contra a Mulher, confira o texto coletivo elaborado e divulgado pelos participantes:
Semana de Prevenção e Combate à violência contra a Mulher no contexto Escolar
No dia 06 de março do ano corrente, assistimos palestra sediada na sede do Grupo Quero Quero, na Escola estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas sobre a importância do Dia da Mulher e a legislação Maria da Penha. O trabalho pedagógico que garante a Semana de Prevenção e Combate à violência contra a Mulher está amparado na Lei Educacional LDBEN, desde 2021, com a Lei 14.164 que incluiu essa temática como tema transversal e perene no currículo escolar.
O trabalho foi desenvolvido pela Comissão CIPAVE (Comissão de Prevenção de acidentes e violência na escola) e contou com a participação do explanador Soldado Vander Junior Malaggi, acompanhado do Soldado Saulo de Morais, ambos do 38° Batalhão de Polícia Militar/2° CIA-5° Pelotão-Fontoura Xavier. Nesta palestra foram abordadas informações sobre Feminicídio no Brasil, com dados estatísticos sobre esse crime no estado do RS e na região do Alto da Serra do Botucaraí, enfatizando o município de Fontoura Xavier. Entre as orientações mais importantes, destacamos: A mulher tem direitos que devem ser garantidos antes e depois da ocorrência, tais como: proteção, encaminhamento e atendimento médico, escolta policial. As principais medidas de proteção são: Afastamento do agressor do lar da agredida, proibição de contato com a vítima, seus familiares ou testemunhas, tanto contato físico como telefônico ou por rede social.
Outro ponto relevante tratado, foi sobre como surgiu a Lei Maria da Penha, inspirada numa história real, de uma mulher agredida pelo marido, que foi baleada e ficou cadeirante, e fez de sua vida uma luta constante pelo direito á proteção judicial das mulheres. Como estava interessante essa palestra e nos chamou a atenção o Lema tratado: “Quando você usa sua Voz, a violência contra a mulher diminui. Não se cale, denuncie! Disque 180 ou 190, sua denúncia poderá ser anônima.”
Nós, da Turma 202, do Ensino Médio da EEEM Getúlio Vargas agradecemos os soldados Mallaggi e Saulo, a comissão CIPAVE e toda a equipe gestora pela oportunidade de aprendizagem que tivemos nessa tarde, pois nosso estado do RS é um dos que mais ocorrem casos de infrações de trânsito e violência contra a mulher, totalizando 72 casos de Feminicídio, sendo 04 destes na nossa região, envolvendo adolescentes, por isso o tema trabalhado foi de grande importância.
Estudantes Autores: Arthur de Araújo Zat, Alison de Andrade, Maria Eduarda Mazutti, Kamily Helfenstein, Tábata Prates da Silva
Professora: Mírian Ortiz/CIPAVE
(Ensino Médio-Turma 202/2025/EEEM Getúlio Vargas/25 CRE-Soledade)
Escrito por: Estudantes Autores: Arthur de Araújo Zat, Alison de Andrade, Maria Eduarda Mazutti, Kamily Helfenstein, Tábata Prates da Silva e Professora Mírian Ortiz/CIPAVE (Ensino Médio-Turma 202/2025/EEEM Getúlio Vargas/25 CRE-Soledade)