Alimentos à base do Pinhão serão comercializados durante a feira

Publicado em: 19 de Abriu de 2018

O pinhão é o símbolo de Fontoura Xavier e é muito consumido na região. Um dos atrativos também da Festa do Pinhão será a culinária típica do Pinhão que está a cargo da Tenda da Izabel. Alimentos como, entrevero; bolo; trufas; paçocas; risolis e rapaduras a base de Pinhão serão expostos e comercializados.
As tendas são o cartão postal da cidade. A Tenda da Izabel está localizada às margens da BR-386 e está presente no município há mais de 30 anos com uma história de qualidade e atendimento diferenciado. Lá são comercializados vasos, produtos coloniais, tapetes, entre outros.
O pinhão, semente da araucária, é uma fonte muito rica de minerais e um ótimo aliado de dietas emagrecedoras. A semente da araucária pode ser consumida como lanche ou em preparos.  Entre os benefícios, estão o combate ao envelhecimento e controle da fome.
 
Confira os benefícios do Pinhão para a saúde: (Fonte: Site: Dicas sobre saúde)
 
Os pinhões são extremamente ricos em nutrientes essenciais, destacando-se especialmente a presença de ácidos graxos essenciais, entre os quais pode citar o ácido graxo ômega-6 e ácido graxo ômega-3, essenciais para cuidar de nosso sistema cardiovascular e manter a saúde do nosso cérebro.
O pinhão é rico em vitamina, especialmente a vitamina E, um nutriente essencial capaz de fortalecer nosso sistema imunológico e ajudar o nosso corpo a aumentar as defesas naturalmente, proteger o coração e aumentar a fertilidade. Ele também fornece minerais, principalmente cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e ferro. Além disso, o pinhão não contém glúten.
 
Como podemos ver, os benefícios do pinhão para a saúde nos convidam a incluir esse alimento em nossa dieta diária. Você pode incorporá-lo na dieta de várias maneiras, desde cozido, como farofa, em sopas e muitas outras receitas deliciosas e nutritivas com este ingrediente maravilhoso.
Reduz o colesterol
O consumo regular de pinhão é um muito adequado para reduzir o colesterol alto, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, por isso é uma opção natural que ajuda na redução dos níveis elevados de LDL (mau colesterol) e de triglicéridos, enquanto aumenta o HDL (bom colesterol).
Além disso, por riqueza em vitamina E zinco (antioxidantes naturais) é indicado para proteger o nosso coração.
Estimula o sistema imunológico
Como indicado acima, os pinhões são ricos em vitamina E e zinco, que são alguns dos nutrientes ideais quando precisamos fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural.
Um consumo regular de pinhão é uma excelente escolha para aumentar nossas defesas, por isso seu uso é adequado especialmente em tempos de mudanças sazonais, como no outono e inverno.
Aumentar e melhorar a fertilidade
São excelentes para casais que querem para ter filhos, graças à sua riqueza de zinco, um elemento essencial para o bom funcionamento do esperma, bem como para sua qualidade.
Ajudam a emagrecer
Embora os pinhões tenham um alto teor de gordura, a introdução desse fruto seco regularmente em nossa dieta pode ajudar a obter resultados em nossa dieta para perder peso. O ácido pinoleico contido nesse alimento libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a combater a fome. Se temos menos fome, comemos menos e emagrecemos.
Efeito anti-envelhecimento
O efeito anti-envelhecimento causado pelo consumo de pinhão é devido a suas poderosas propriedades antioxidantes naturais, que eliminam os radicais livres encontrados no corpo impedindo a destruição das células. Isto é também essencial para a prevenção de doenças tais como câncer.
 
Melhora a saúde dos olhos
O alto teor de luteína faz com que os pinhões sejam muito bons para a prevenção de doenças oculares, tais como degeneração macular e catarata. Eles também contêm vitamina A que é essencial para a visão.
Aumenta nossa energia
Se você está com a energia baixa, comer pinhão pode ajudar a fornecer um impulsos de energia natural, de modo fácil e rápido. Isto é devido ao seu alto teor de proteína e magnésio.
 
Previne anemia
O pinhão é um alimento essencial para tratar a anemia, isto porque é rico em ferro, um elemento essencial para prevenir essa condição, além disso, contém também cobre que ajuda na absorção deste mineral pelo corpo.
 
 
 

Escrito por:

Compartilhe: