Alerta de golpe: como criminosos usam ligações e SMS para tirar dinheiro das vítimas

Publicado em: 19 de outubro de 2023

Você provavelmente já recebeu alguma mensagem no celular avisando de uma compra com valor alto feita em algum sites ou lojas de departamento. Cuidado: o aviso nada mais é do que golpistas tentando tirar dinheiro de novas vítimas.

Foi o que aconteceu com a jornalista Larissa Medeiros. Em um primeiro momento, o aviso de compra no valor de mais de R$ 3 mil até a assustou, mas ela logo desconfiou da mensagem que recebeu pelo celular e que poderia se tratar de um golpe.

— Fiquei assustada porque eu tenho conta no banco que indicava na mensagem, mas depois eu pensei que não havia como, que não fazia sentido. Eu não tinha saldo pra aquela compra. Entrei no aplicativo do banco e estava tudo certo, aí eu vi que era golpe — lembra.

Depois da primeira mensagem vieram muitas outras. A jornalista recebeu aviso de supostas compras de vários números e valores diferentes. Sabendo que se trata da ação de estelionatários, a jornalista está sempre atenta para evitar cair na armadilha.

— É um golpe que pega a gente pelo susto. Te assusta na hora ver uma possível compra com valor alto. Você clica primeiro e pensa depois. Então tem que estar sempre atento.
Estratégias mais comuns
Para fisgar as vítimas, algumas mensagens indicam um 0800 como telefone de contato. O objetivo é que as vítimas liguem para o número para comunicar que não fizeram a compra. É neste contato que os estelionatários tentam convencer a pessoa a fazer um Pix ou transferência bancária no mesmo valor da compra, com a justificativa de que o valor duplicado será estornado pelo banco.

Outra estratégia dos golpistas é tentar conseguir dados pessoas das vítimas e acessar as contas ou o celular. GZH Passo Fundo tentou ligar para números que aparecem nas mensagens, mas não foi possível completar a ligação. Isso porque, segundo a polícia, os golpistas mudam os números com frequência, conforme as denúncias vão chegando.

Além da falsa compra, outra tentativa comum de golpe é sobre pontos em programas de milhas que estariam prestes a expirar. Um link é enviado na mensagem e, ao clicar nele, os golpistas têm acesso aos dados do celular da vítima.

— Os estelionatários estão aprimorando os golpes. Escrevendo textos quase idênticos aos de empresas e bancos e também usando números 0800 para dar uma legitimidade maior ao golpe. A pessoa que recebe uma mensagem assim precisa em primeiro lugar verificar: você fez a compra ou não? Você está escrito em algum programa de pontos ou não? Se está, é importante buscar canais oficiais para verificar a situação, nunca sair clicando em link ou ligando para um 0800 — explica o delegado da Polícia Civil, Diogo Ferreira.
Como identificar os golpes
Se receber uma mensagem e ficar na dúvida se é verdade ou golpe, a orientação é sempre fazer contato com o seu banco pelos telefones oficiais indicados no site da própria instituição financeira.

Nunca forneça dados pessoais por ligações telefônicas, nem mesmo códigos que receber pelo celular. Nenhuma agência bancária vai pedir por telefone que seja realizada uma transferência bancária.

Caso você se torne uma vítima, é importante registrar o caso na polícia para que os dados não sejam usados pelos estelionatários em outros golpes.

— Se infelizmente você caiu em um golpe ou clicou em algum link e acha que pode ter tido dados roubados, tem que fazer o registro. Pode ser feito pela Delegacia Online, não precisa ir até uma delegacia presencialmente. Fazer o boletim de ocorrência vai resguardar você de alguma situação e também dá a possibilidade da polícia investigar o caso — finaliza o delegado.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: