Agroindústria de Panificados é inaugurada em São José do Herval

Publicado em: 26 de outubro de 2021

A comunidade hervalense agora pode contar com uma agroindústria de panificados. Isso, porque na última quarta-feira (20), o casal José Carlos e Noeli Lando inauguraram a Agroindústria de Panificados Delicias Caseiras, na Comunidade Shell, em São José do Herval.
O evento reuniu diversas lideranças municipais, como o prefeito Jovani Bozetti, o vice-prefeito, Luis Martins da Cunha , a primeira-dama e Secretária da Saúde, Rosana de Fátima Brizola, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Célio Luis da Cunha, a responsável pela 18ª Coordenadoria Regional de Agricultura, Aparecida de Fátima Pereira, representantes do Escritório Municipal e Regional da Emater e demais lideranças.
Há cerca de dois anos, Noeli começou a produzir produtos caseiros para a família, como forma de renda extra. “Algumas coisas eu aprendi a fazer com minha mãe, mas alguns produtos aprendi com a prática. Hoje, realizamos o sonho de termos a nossa própria agroindústria, onde contamos com a ajuda essencial da Emater para regularizar, e agora podemos emitir notas, participar de feiras e agregar valor ao nosso produto”, relata.
Presente na ocasião, o Prefeito Jovani parabenizou a família Lando pelo empenho de investir em uma agroindústria. “Agradeço a Emater pelo apoio que tem nos ofertado na agricultura e nas agroindústrias, e esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para tantos outros munícipes”, ressaltou.
A extensionista do Escritório Municipal da Emater, Laurita Zanotelli Scalco, esteve diretamente ligada ao andamento da regularização e tramitação da agroindústria, auxiliando a família em toda a parte burocrática para instalar o empreendimento. “A família de José Carlos e Noeli Lando sempre foi assistida por nós em várias atividades, principalmente em ações voltadas à olericultura. Porém, há algum tempo eles estavam fazendo bolos, cucas, bolachas e pães para a família, a fim de ter uma renda extra, e a demanda vinha aumentando por parte dos vizinhos, amigos e outras pessoas”, conta.
Laurita comemora a conquista da família. “Certo dia, em conversa com Noeli, à incentivamos para legalizar o espaço e ter um mercado institucional mais amplo, podendo vender para as feiras, no comércio local e para a merenda escolar. Ela gostou da ideia, mas não sabia como funcionava e qual seria o custo, para tanto utilizou o trabalho por meio dos escritório municipal, regional e central da Emater-Ascar-RS. Nós, da Emater, estamos muito felizes por contribuir com está conquista da família. Além disso, ficamos ainda mais contentes porque a prefeitura irá incentivar outras famílias para que empreendam nesta atividade de agroindústria, e para as já existentes se fortaleçam e reestruturem o seu empreendimento”, finalizou Laurita.
Fonte: EMATER/ASCAR

Escrito por: EMATER/ASCAR

Compartilhe: