Agricultora recebe concessão de uso de Terras Devolutas em São José do Herval

Publicado em: 17 de setembro de 2021

Foi entregue na tarde da quinta-feira (16/09), no Escritório da Emater/RS-Ascar de São José do Herval, a concessão de uso de terras rurais para a agricultora Maria Izabel Moraes dos Santos.
A ação foi realizada por meio do Programa de Regularização de Terras Devolutas Rurais, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, que tem como objetivo regularizar e dar concessão real de uso para as famílias de agricultores que ocupam as áreas das quais não são legalmente proprietários.
A propriedade da agricultora possui uma área de 3.347 metros quadrados na localidade de Picada Vitória, a cerca de cinco quilômetros distante da sede do município. “Estou muito feliz. Agradeço a todos que ajudaram nessa caminhada”, comentou Maria Izabel.
A extensionista rural Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mariana Brock de Oliveira destacou que com esse documento a agricultora terá uma série de benefícios. “A partir de agora a agricultora poderá ter as contas no seu nome, tendo comprovante de residência, dando acesso ao crédito rural e outras políticas públicas”, disse.
Para que chegássemos até aqui foi necessário uma ação de garimpar essas áreas e localizar as famílias que residem nesses locais, que é um dos critérios do Programa. Um processo bastante trabalhoso, mas que gera um grande resultado”, ponderou o extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar e responsável pelo Programa na região administrativa de Soledade, Olívio Pedro Faccin.
No município de São José do Herval foram encaminhadas as documentações de cinco famílias por meio do Programa Terras Devolutas. A de Maria Izabel foi a terceira família a receber o termo de concessão. “Agradeço à Emater pelo esforço para garantir esse documento tão importante. Esperamos que outras famílias possam receber também, porque é importante para o município”, frisou o vice-prefeito Luiz Martins da Cunha.
Também participaram da atividade o secretário de Agricultura de São José do Herval, Clademir Dalagnol e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alcides Simões de Oliveira.
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br
Créditos da foto: EMATER/ASCAR

Escrito por: EMATER/ASCAR

Compartilhe: