Administração Municipal cria projeto “Adote uma Escola Municipal”

Publicado em: 12 de maio de 2021

Esta semana, a Administração Municipal, através da Secretaria de Administração, chefiada pelo Secretário Rudinei Farias e a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, representada pela professora Mírian Ortiz, lançaram o projeto “Adote uma Escola Municipal em tempos de pandemia Covid-19”.

Rudinei ressalta que o projeto será apresentado ao poder legislativo nos próximos dias e a adesão será lançada o mais breve possível. “Estou otimista quanto aos resultados vindouros desta ação social e educativa”, pontua.

Também, o projeto conta com o apoio da ACIF/CDL, Comércio Local, Cooperativas e Instituições Bancárias e das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com os idealizadores a rede municipal de ensino é formada por 10 escolas que oferecem a modalidade de ensino fundamental completo, localizadas em sua maioria nos distritos e localidades rurais. No contexto da Pandemia Covid19, o retorno previsto das aulas presenciais necessita, consideravelmente, de investimentos na estrutura física das escolas e em materiais essenciais de ensino, aprendizagem e manutenção escolar. O presente projeto consiste em buscar parcerias para adotar uma das escolas da rede municipal, visando minimizar as dificuldades financeiras vivenciadas.

A justificativa apresentada baseia-se no contexto vivenciado por toda a sociedade fontourense, que em tempos de pandemia tem atingido todas as áreas, especialmente a saúde e educação. Com a nova definição do governo estadual em decretar o retorno das aulas presenciais, embora os esforços da atual administração municipal, os recursos são insuficientes para maiores investimentos nas escolas, desta forma, buscou-se parcerias no comércio, cooperativa e instituições bancárias locais, para que cada entidade adote uma escola da rede municipal para ajudar financeiramente, pois isso irá possibilitar a qualificação dos espaços de aprendizagem.

Poderão aderir ao projeto, as pessoas jurídicas em geral, comércio local e regional, instituições bancárias, cooperativas e também pessoas físicas que darão sua contribuição para qualificar os ambientes escolares no que refere-se  a segurança e estrutura adequada para as comunidades escolares, ou seja, melhorando os pátios, cozinhas, banheiros, salas administrativas e salas de aula, para melhor acolher professores, funcionários e estudantes, e também auxiliar na manutenção da aprendizagem, por meio de investimentos em ações e materiais para expediente e didáticos necessários ao bom funcionamento das aulas e boas condições de higienização escolar.

Objetivos do projeto:

Incentivar a participação do comércio local, cooperativas e instituições bancárias nas ações que envolvem a Educação dna rede municipal de ensino.

Qualificar os ambientes escolares para oportunizar a segurança e estrutura adequada a toda comunidade escolar, melhorando os pátios , cozinhas, banheiros e salas administrativas e salas de aula para melhor acolher professores, funcionários e estudantes.

Auxiliar na manutenção da aprendizagem, por meio de investimento em ações e materiais para expediente e didáticos necessários ao bom funcionamento das aulas e boas condições de higienização escolar.

Ações propostas
-Cercamento, arborização, jardinagem dos pátios 
escolares
-Qualificação de hortas escolares;
-Qualificação de espaços para práticas esportivas escolares
-Pinturas e reparos prediais
-Aquisição de computadores e impressoras
-Aquisição de materiais de limpeza e higiene
-Aquisição de uniforme ou fardamento escolar
-Aquisição de materiais didáticos e de expediente 
-Aquisição de livros literários e jogos didáticos
-Aquisição de materiais esportivos

De acordo com o Secretário Rudinei de Farias, o projeto será de suma importância, uma vez que irá auxiliar e beneficiar a todas as comunidades.

A diretora pedagógica Mírian Ortiz, que auxiliou na elaboração do projeto, comemora a iniciativa do Secretário e ressalta que os tempos são difíceis e esta é uma oportunidade da sociedade participar efetivamente da gestão das escolas e promover a cidadania.

 

 

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: