Administração de São José do Herval realiza serviço emergencial de abastecimento de água

Publicado em: 18 de fevereiro de 2020

As consequências da seca que atinge o Rio Grande do Sul têm causado sérios prejuízos à agropecuária hervalense. Inúmeras propriedades estão com problemas de abastecimento de água, o qual vem sendo suprido por meio de um serviço emergencial de distribuição de água, desenvolvido pela administração municipal e executado pela Secretaria de Obras que, diariamente, disponibiliza caminhões para o transporte de água potável, a qual é entregue nos pontos emergenciais.

Além do abastecimento de água, também foram distribuídas caixas d’água e redes de encanamento, objetivando facilitar o acesso e a distribuição da água, que vem sendo realizada em todas as comunidades. Segundo o secretário de Obras Jone Maran, a comunidade de Linha Vitória é a mais atingida, mas os resultados da seca atingem todos os locais, comprometendo inclusive a vazão dos poços artesianos que abastecem a área urbana do município. “A partir desta semana, a CORSAN vai liberar 5.000 litros de água por dia para distribuição nas comunidades rurais, o que auxilia muito, mas não resolve o problema, pois temos previsão de seca até o mês de abril”. Segundo informações repassadas pela Secretaria de Obras, o abastecimento de água vem sendo tratado como prioridade. “Estamos deixando outros serviços em segundo plano, dando prioridade ao abastecimento. Quem precisar desse serviço, deve procurar a secretaria e solicitar atendimento, que será agilizado com a maior brevidade possível”, destaca Maran.

Informações do INPE – órgão de controle e informações meteorológicas – apontam que esta é a estiagem mais severa da última década. Associada às altas temperaturas, a falta de chuvas tem diminuído o volume de água dos rios e açudes, além de contribuir para que vertentes e poços superficiais sequem. O volume de chuvas no estado deve ser regularizado somente a partir de abril. O prefeito Laurinho destaca a importância do cuidado com o gasto excessivo de água. “Pedimos que a população contribua, evitando o desperdício e reduzindo o consumo de água ao máximo possível”, solicita o prefeito, destacando que, embora a área urbana ainda não esteja sendo afetada, a necessidade de distribuição de água para o restante do município exige atenção de toda a população.

 

Escrito por: ASCOM SJH

Compartilhe: