Acidentes de trânsito no interior tem preocupado motoristas

Publicado em: 17 de março de 2021
O primeiro trimestre do ano de 2021 tem sido marcado por diversos acidentes de trânsito na área Rural do município.
No ano de 2020, a Brigada Militar de Fontoura Xavier registrou 14 acidentes de trânsito, destes quatro com lesões corporais e 10 com danos materiais.
Já no ano de 2021, em apenas três meses, três acidentes foram registrados, um deles com morte. De acordo com a Tenente Adriana Moraes Moreira, cabe destacar que no interior, inúmeras vezes, a Brigada Militar não é informada do acidente.
Também, a tenente destaca que as principais causas dos acidentes de trânsito são: desatenção, devido ao uso do aparelho celular; Conversões erradas; Embriaguez no volante; Imprudência e imperícia (motorista sem habilitação); Excesso de velocidade; Animais soltos na pista.
Na oportunidade, Adriana destaca que os condutores devem observar a mecânica e estado de conservação do veículo. Também, seguir regras como limite de velocidade adequada para a via, o uso de equipamentos obrigatórios (cinto de segurança), transporte de passageiros na cabine (nunca no compartilhamento de carga), não usar chinelo, observar a conservação da via (buracos, lama, aclive/declive) e situações adversas (luz, sol e chuva).
Dentre alguns cuidados que os motoristas devem ter, destaca-se:
- Possuir habilitação e trafegar com a documentação do veículo em dia;
- O veículo deve estar em boas condições (pneus, cinto de segurança e iluminação);
- Prudência e atenção na condução;
- Uso de equipamentos obrigatórios de segurança (capacete para motociclistas, cinto de segurança para todos os ocupantes, cadeirinha/assento para as crianças;
- Manter a distância adequada entre os veículos;
- Usar a buzina corretamente;
- Respeitar a sinalização (limite de velocidade, preferência e estacionamento);
O trânsito em um município pequeno, possui fluxo menor, aparentando ser mais seguro, os condutores não matem os cuidados necessários, causando acidentes. No município de Fontoura Xavier, há um BR de grande fluxo que os condutores precisam acessar, devendo a atenção ser redobrada nessa travessia.
A Tenente Adriana, destaca algumas infrações e crimes de trânsito no município, como por exemplo: Permitir condutor não habilitado, direção perigosa, embriaguez no volante, falta de uso do cinto de segurança, falta de uso do capacete para motociclistas, velocidade incompatível com a via, ultrapassagem e estacionamento em local proibido. “Grande número dos acidentes ocorreu por desatenção dos condutores, causando o choque em veículos estacionados ou conversão errada”, ressalta.
O CTB classifica as vias em: via urbana e via rural. Sua diferença está na velocidade permitida em cada uma. Ao condutor cabe conhecer a via e obedecer ao limite de velocidade, evitando com isso, graves acidentes. “A atenção e cuidado é indispensável pelo condutor ao dirigir o veículo deve haver tanto na via rural quanto na via urbana”, diz Adriana.
O motorista Décio João Muttoni também passou por um acidente devido a velocidade em excesso nas estradas do interior. A alguns dias atrás, o caminhoneiro, puxando sua carga as 06h da manhã, foi surpreendido com um barulho altíssimo em seu caminhão. Ao parar, Décio encontrou um carro quase totalmente abaixo de seu caminhão.
Motorista há anos, o caminhoneiro conta que está surpreendido com o excesso de velocidade dos condutores em estradas rurais. “Já vinha falando a dias desse excesso. No interior, para perder o controle do carro é questão de segundos. Portanto, peço que o pessoal ande com mais consciência para evitar acidentes mais graves”, finaliza.
Escrito por: ClicNews