A Odontologia no combate ao Covid-19

Publicado em: 24 de março de 2021

A humanidade vive em um momento de crise na saúde mundial, e é fundamental que todos os profissionais da saúde se dediquem no combate ao Coronavírus. A Odontologia tem sido uma grande aliada da saúde nessa pandemia.

De acordo com o Cirurgião Dentista, Dr. Cláudio Zeferino Dall’Agnol, formado pela ULBRA e Mestre em Odontologia, embora não reconhecida como deveria, a profissão está na linha de frente atuando diretamente contra o vírus. Ele explica que uma pessoa não é completamente saudável se sua saúde bucal está comprometida. Segundo o especialista, a má higiene bucal favorece a disseminação de bactérias que desenvolvem problemas bucais como a cárie e as doenças periodontais, que são portas de entrada para complicações em pacientes que possuem morbidades, como diabetes, problemas renais, cardíacos, pulmonares, entre outros.

Ele ressalta que muitos estudos científicos foram publicados de que a cárie dentária ou as doenças gengivais se não tratadas adequadamente, podem prejudicar diretamente os órgãos do corpo humano. “Sabemos que o dente é um órgão do organismo onde passa veias, artéria e nervo e está interligado aos órgãos do corpo através do sistema circulatório”, explica.

Em resumo, o sangue que “passa” pelo dente, circula no corpo inteiro do paciente. Ainda, o Doutor Cláudio enfatiza que se o indivíduo tiver uma patologia gengival ou dentária, a bactéria pode ser passada para a corrente sanguínea e se alojar em órgãos vitais, como rim, fígado, coração ou pulmão e desenvolver doenças gravíssimas, agravando o quadro de pacientes contaminados com o Coronavírus, podendo levar a morte.

“Por isso, a Odontologia está intimamente relacionada ao controle do Coronavírus, uma vez que a boa saúde bucal, não agrava os scores de pacientes que já possuem problemas de saúde. Não há saúde sem a saúde bucal “, conclui o Cirurgião-Dentista.

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: