A importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Publicado em: 30 de setembro de 2021

Saúde Mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar a sua contribuição para sua comunidade.

A psicóloga, Nilce Karsburg, ressalta  a importância de estar bem, principalmente no ambiente de trabalho. “O trabalho, em suas mais variadas formas, é uma atividade importante para a manutenção da autoestima e da saúde mental dos indivíduos, mas também pode ser uma fonte de ansiedade e outros distúrbios psicológicos, cada vez mais frequentes nos ambientes de trabalho”, diz Nilce.

Pesquisas apontam que 49% dos trabalhadores brasileiros já tiveram crises de ansiedade decorrentes do trabalho e que 44% já passaram pela Síndrome de Burnout, que se caracteriza pelo esgotamento mental e físico relacionado ao desempenho de funções profissionais.

Ao contrário de condições físicas, problemas de saúde mental, como ansiedade, estresse e depressão, nem sempre são facilmente percebidos. As doenças podem se manifestar em diferentes graus de intensidade, e seus sintomas podem ser confundidos com outras questões psicológicas.

Ao falar sobre a desmotivação no trabalho, a psicóloga destaca alguns pontos importantes. “A desmotivação para o trabalho pode estar ligada a fatores externos, como um local inadequado de trabalho, demandas abusivas, falta de liderança positiva,  autoritária, fofocas, intrigas, falta de diálogo e não reconhecimento”, diz Nilce.

Embora a desmotivação possa gerar estresse e tristeza, a psicóloga pontua que depressão é mais do que isso. “Uma pessoa deprimida pode ter mudanças bruscas de humor, dificuldade de se concentrar, sentimento de culpa, alterações no apetite, crises de choro, dentre outros sintomas”, enfatiza.

Nilce ressalta que o trabalhador com uma boa saúde mental tende a ter maior satisfação pessoal, autonomia, competência, percepção do seu potencial intelectual e emocional, capacidade de superação, maior produtividade e participação, não havendo dúvidas de que, ao se sentirem mais satisfeitas com seu trabalho, as pessoas tendem a desempenhar suas funções de maneira mais engajada e comprometida.

Por fim, a Psicóloga frisa que cabe a todos, a busca de um ambiente de trabalho agradável, onde as relações sejam fraternas e respeitosas, tornando o local apto para realização e satisfação profissional, o que tende a ser mais produtivo e saudável para as pessoas envolvidas, para a equipe e para o resultado final do trabalho.

 

Nilce Karsburg – Psicóloga

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: