A comunidade de Picada Taquari – Pouso Novo comemora 50 anos da tradicional Festa dos Reis.

Publicado em: 19 de janeiro de 2024

A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, ainda persiste em algumas localidades do Rio Grande do Sul, tratando de uma celebração religiosa, onde um grupo musical anuncia o nascimento de Cristo, passando de casa em casa, arrecadando doações voluntárias de alimentos, e no segundo domingo de janeiro do ano seguinte, são utilizados para a realização de uma grande e festiva festa.

A tradição chegou ao Brasil no século XVIII, trazida pelos açorianos, e a celebração recebe diferentes nomes, conforme a localidade, sendo conhecida como: Terno de Reis, Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis. Com o passar do tempo, a mesma foi esquecida, e em 1960 o folclorista Paixão Côrtes, resgatou o costume em sua obra: Terno de Reis – Cantigas de Natal.

Em Pouso Novo, na comunidade de Picada Taquari essa tradição é passada de geração em geração a 50 anos, no início as visitas eram feitas nas famílias da comunidade a pé ou a cavalo, com o passar dos anos, o Terno passou a ir aos municípios vizinhos e demais comunidades de Pouso Novo, levando alegria e mantendo viva a tradição.

Nesse ano a comunidade organizou uma programação especial para comemorar os 50 anos desse tradicional evento, a festa será comemorada no próximo domingo, dia 21/01, com muita folia, comidas tradicionais da cultura gaucha e a tradicional missa, a tarde uma reunião dançante com a animação da banda Estilo Brasileiro.

 

Escrito por: Clic News

Compartilhe: