Família Polis tem seus alicerces na agropecuária em São José do Herval

Publicado em: 6 de maio de 2021

Por muitos anos, o setor agropecuário vem se destacando a cada ano, tornando-se cada vez mais uma das bases da economia no Brasil. Atualmente, ela é responsáveis pela grande maioria dos produtos que são exportados no País. No município de São José do Herval, a cada ano o setor agropecuário vem se desenvolvendo. Seu crescimento é notório. Os produtores atualmente são o suporte da economia no município, gerando emprego e renda.

Embora muitas famílias tenham deixado o interior, buscando novas oportunidades na cidade, há famílias que prosseguem com suas raízes fortes, o pequeno, médio ou grande produtor continua fornecendo a mesa de muitos brasileiros.

Um exemplo de família enraizada na agricultura, que mantém suas bases fortes e firmes é a família Polis. A propriedade da família é localizada na Linha Chapecó. Os Pólis, além de serem produtores de leite, também são suinocultores. Outras atividades agropecuárias também são desenvolvidas pela família. A família é composta por Lério Póris e sua esposa Lucimara Pólis , Ivanir Maria Pólis e Antônio Pólis e sua neta, Luana Pólis.

Devido a pandemia e a seca, o setor foi gravemente afetado. A família ressalta algumas dificuldades enfrentadas neste período. “No ano passado fomos afetados por uma seca. Neste ano, a seca tornou a nos afetar, dificultando nosso trabalho”, conta.

Ao falar sobre economia, Antônio ressalta a grande importância do agricultor para a economia. “Cuidar de um animal hoje tem sido um grande desafio, devido ao alto custo. As coisas a cada dia ficam mais caras, remédios, tratos, equipamentos e o preço do produto, do animal, é desvalorizado a todo momento. O valor da produção pode subir 5%, entretanto, quando cai é reduzido a quase 30%. O produtor, agricultor e pecuarista precisa ser valorizado, pois é através dele que a economia é sustentada em bases firmes” destaca Antônio.

Na oportunidade, Lério ressalta o esforço de todos os produtores. “Em alguns dias, nossa carga horária é de 8 à 10 horas. Em outros dias, o colono trabalha cerca de 15h. Faça chuva ou faça sol precisamos atender aos animais. O colono raramente tem férias, pois não há como deixar os animais sem assistência”, ressalta.

No domingo (09), o município de São José do Herval comemora 33 anos de emancipação política. Durante estes anos e antes da data, a agricultura e pecuária já eram a maior fonte de renda do município. Abrangendo grande parte de sua área territorial e firmando com alicerces, os pilares da economia do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

%

Escrito por: Clic Nes

Compartilhe: