Otite em cães e gatos

Otite nada mais é do que inflamação dos condutos auditivos dos animais (ouvidos), essa alteração provoca grande desconforto, dor e coceira.

Quando o assunto é higiene de cães e gatos, esse é um ponto que merece especial atenção, pois o ouvido trata-se de uma estrutura muito delicada, podendo desenvolver algum tipo de doença, principalmente no verão com as altas temperaturas, prejudicando assim a saúde e o bem estar do seu animal de estimação.

É mais comum em cães do que em gatos, já que gatos têm as orelhas erguidas e tomam menos banho, a otite pode ser aguda ou crônica e é diferenciada pela região onde ocorre (interna, média ou externa) e pela gravidade da inflamação.

Algumas raças de cães, principalmente com orelhas pêndulas, têm maior predisposição, o problema é mais comum em cachorros das raças Cocker, basset, golden, lhasa apso, poodle e shih tzu. No caso dos gatos, a raça persa é a que mais tem propensão às inflamações. Os sintomas vão desde coceira, cheiro forte, excesso de cerúmen, até choro, dor, balançar demais a cabeça, perca da audição e falta de apetite.

Atitudes simples podem evitar ou amenizar os casos de otites, como não molhar os ouvidos durante o banho e secar muito bem com secador a pelagem em torno da orelha após o banho. A limpeza do ouvido pode ser feita com algodão umedecido em solução apropriada para a limpeza da orelha de cães e gatos. Não é apropriado utilizar objetos como pinças ou cotonetes que podem ferir o conduto auditivo, além de levar as sujidades externas para dentro do ouvido agravando o problema.

O maior perigo da otite é a falta de tratamento e diagnósticos corretos, ocasionados muitas vezes pela automedicação ou a demora em procurar um Veterinário. Como sempre, quanto antes for diagnosticada e tratada, mais fácil e barato será combater a doença, pois existem vários tipos de otite, por isso, procure sempre um Médico Veterinário para que seja feito o tratamento correto.

Compartilhe: