Marco encontrado em Fontoura Xavier está sendo estudado

Publicado em: 29 de Novembro de 2016

Uma pedra de aproximadamente 400 kg com vários escritos em língua desconhecida encontrada em Fontoura Xavier está sendo estudada pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo – UPF.

A pedra localizada há vários anos em uma área de terra na Vila Tana, interior do município de Fontoura Xavier e já havia sido analisada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, quando foi constatado ser um marco de demarcação jesuíta e também a única do Estado. Desde então a pedra estava localizada no Parque de Eventos Atílio Chitolina.

Através de uma iniciativa do aluno do curso de História da UPF, Armando Graff, que reside no município de Fontoura Xavier e desde criança era sabedor da existência dessa pedra, um novo estudo está sendo realizado, com o intuito de obter mais informações, que possam contribuir para o resgate da história do município.

Com autorização do IPHAN a pedra foi recolhida pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia da UPF onde está sendo estudada pelos alunos do curso de História coordenados pelos professores Luiz Carlos Tau Golin e Jaqueline Ahlert, juntamente com o arqueólogo Fabrício Vicroski.

De acordo com o estudante Armando Graff, que está desenvolvendo um trabalho de pesquisa a campo em busca de mais informações sobre a pedra, trabalha-se com a hipótese de existirem mais pedras da mesma origem no município. Ele explica ainda que qualquer informação a respeito poderá contribuir com a pesquisa, portanto a comunidade pode contribuir com o trabalho.

Armando explica também que após concluído o trabalho de pesquisa a pedra retornará ao município, desde que sejam atendidas as recomendações de conservação do IPHAN. O estudante destaca ainda o apoio das cooperativas Cerfox e Sicredi no transporte da pedra até Passo Fundo e no incentivo a pesquisa.

Escrito por:

Compartilhe: