Segurança foi pauta de audiência pública em Porto Alegre

Publicado em: 30 de Junho de 2017

Em uma reunião organizada pela Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI) em Porto Alegre, a falta de policiais militares nos municípios da região foi pauta de audiência púlica. O encontro contou com a presença  do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer na quarta-feira (29). O Prefeito José Flávio Godoy da Rosa esteve presente reivindicando interesses do município.

Juntamente com o prefeito também estiveram junto o Presidente da Câmara de Vereadores, Olavo Guerreiro, o Presidente do CDL Clóvis Arend, e o Vereador Eduardo Vaz.

Conforme dados da 2ª Cia da Brigada Militar, que atende 12 municípios, a falta de efetivo varia entre 56% a 75%. Tendo em vista que estão em formação 1060 novos PMs. O secretário Schirmer disse compreender a situação, e que esta é uma problemática que atinge vários municípios. “Nossa estratégia é de, a partir de julho, ter em cada município pelo menos três policiais militares, com previsão para chegar até o final do ano com cinco brigadianos lotados, especialmente, nas cidades menores”, garantiu. 

A defasagem no quadro da segurança pública, segundo o secretário, vem se acumulando ao longo dos anos. “Esta queixa não é somente de vocês, mas conforme dados apurados, houve uma redução de 3,9 mil servidores entre 2013 e 2016. Estima-se que até 2018, aproximadamente 5 mil policiais poderão se aposentar”, informou. Schirmer ainda justificou que neste primeiro momento, o foco da Secretaria de Segurança Pública do Estado é trabalhar fortemente para combater o crime em 21 municípios que possuem os maiores índices de criminalidade. 

A região do Alto da Serra do Botucaraí esteve representada na audiência pelos gestores, vereadores, lideranças políticas, sindicais, de entidades e clubes de serviços dos municípios de Soledade, São José do Herval, Fontoura Xavier, Barros Cassal, Espumoso, Tio Hugo, Alto Alegre, Mormaço, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã.

 

Na ocasião o prefeito de Fontoura Xavier  solicitou uma atenção especial para o município, ressaltando que hoje o município conta somente com dois policiais efetivos, realizando o patrulhamento apenas, Godoy solicitou mais policiais para compor o quadro de efetivos. Na oportunidade realizou o pedido de 12 policiais para Brigada Militar, como forma de bem atender as demandas, bem como para que possam realizar o atendimento especial ao sistema de vídeo monitoramento, solicitando também melhores equipamentos para melhor desenvolver seus trabalhos.

A partir de agora serão feitas novas adequações no quadro de efetivos da Brigada Militar, tendo em vista que município contará com dois policiais fixos, realizando o patrulhamento na cidade, contudo o Prefeito Municipal comprometeu-se de incansavelmente buscar aumentar o número de policiais, assim garantindo a maior segurança dos munícipes.

 Informações Portal Clic Soledade

 

 

 

Escrito por:

Compartilhe: