Vacinação contra o HPV e Meningo estão sendo feitas em escolas

Publicado em: 19 de Julho de 2017

A secretaria municipal de Saúde esta realizando a vacinação contra o vírus HPV e meningococita nas escolas municipais. Podem ser vacinados pré-adolescentes meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Desde 2014, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma campanha para incentivar a vacinação contra o HPV. No início voltado apenas para meninas, agora em 2017 os meninos que tem entre 11 e 14 anos também entram no grupo de prioritários para a vacinação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o HPV atinge mais 630 milhões de pessoas e é responsável por 5% de todos os cânceres dos homens e 10% dos cânceres em mulheres. A vacina que previne esses cânceres está disponível na rede pública para os adolescentes porque é nessa faixa etária que o organismo responde de forma mais ágil produzindo os anticorpos necessários.

O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele. Mas o que o torna o HPV um vírus de grande relevância médica é o fato dele estar relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer de colo do útero, um dos tipos de câncer mais comuns na população feminina. Desta forma, o intuito da vacinação para meninos é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária foi escolhida para proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Escrito por:

Compartilhe: