Artek completa 18 anos no município e terá novas instalações

Publicado em: 16 de Outubro de 2017

Após anos de luta por incentivo a industrialização e geração de emprego, a empresa Artek conquistou seu espaço tão sonhado. O município realizou a cedência do imóvel localizado na Rua Alfredo da Rosa (antigo Parque de Máquinas) por um período de 10 anos.

A empresa que desde 1999 está instalada no município, de propriedade dos irmãos João Zanella e Beatriz Zanella; trabalha com uma das empresas mais fortes no ramo de calçados do Rio Grande do Sul, a Beira Rio. Quando iniciou suas atividades empregava apenas oito funcionários, e hoje já chegam a 85 empregos, a qual produz 5,5 mil pares por dia. Além de obter unidade em São José do Herval com 25 funcionários e Soledade com 50 funcionários.

O imóvel cedido conta com 30 metros de frente por 100 metros de comprimento, bem como benfeitorias sobre o mesmo edificadas.  De acordo com os irmãos Zanella a principal  dificuldade de trabalho em Fontoura Xavier sempre foi o espaço físico. “Sempre batalhamos por um espaço físico para dar uma melhor qualidade de vida aos funcionários, aumentar a produção e consequentemente aumentar o número de empregos. Nossos colaboradores trabalham muito apertados e todos os dias estamos contratando pessoas. Agora com a cedência do novo espaço melhorará muito”, disseram.

O prédio atual possui 300m² que também é cedido pela prefeitura. Os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 1713/2017 tendo em vista que o período de concessão de uso seria pelo prazo de dez anos, a contar da assinatura do termo de concessão. O imóvel passará a integrar o patrimônio da empresa, ficando a referida área de concessão de uso inalienável e impenhorável pelo prazo de 20 anos. “Nosso acesso à Beira Rio é muito bom, e temos demanda, pois com as novas instalações teremos mais espaço e queremos ampliar as atividades, como por exemplo, entregar o calçado na caixa para a Beira Rio, lembrando que hoje, nós apenas realizamos a parte de costura, somente o cabedal. Com isso teremos que comprar mais maquinários e assim contratar mais mão de obra. Será uma das terceirizadas mais bonitas que a Beira Rio já teve. Temos a pretensão de aumentar os empregos gradativamente ano que vem, e chegar a 100 empregos. Temos muitas reformas a fazer. Escolhemos investir em Fontoura Xavier porque aqui também é nossa terra. Eu e minha irmã nascemos em São José do Herval, essas duas cidades são nossas casas. Temos funcionários hoje que desde o início de nossa empresa estão conosco. Há anos reivindicamos com a prefeitura um espaço maior, um prédio industrial, pois queremos ficar em Fontoura Xavier”, frisaram.  

A empresa já está realizando as reformas, colocando piso, reboco e banheiros novos. No total investirá entre reforma elétrica, compressor, transformador de luz e outras, um valor aproximado de R$300mil e futuramente visa comprar um gerador. “Muitos nos criticam, porque estamos recebendo esta cedência, mas estamos empregando muitas pessoas, estamos contribuindo para o progresso de nossa cidade. Todos nossos funcionários tem todos os seus direitos pagos e seus salários em dia. Estamos buscando cada vez melhorar e também trazer satisfação aos nossos funcionários”, finalizaram.

O Prefeito Municipal, José Flávio Godoy da Rosa destacou que o incentivo às empresas que geram emprego e renda ao município é primordial para o crescimento da cidade. “Sabemos o papel importante que a Artek tem na cidade, 85 empregos, são 85 famílias com dignidade e condições melhores. Além de que a empresa elevará o número de funcionários futuramente. A Artek poderia querer investir em tantos outros municípios, mas decidiu vir para cá e ampliar suas atividades aqui. Com este novo espaço cedido pelo Poder Público os empregos aumentarão e consequentemente a renda, pois é um ciclo, os funcionários recebem seus salários e vão pagar suas contas na padaria, nas lojas e mercados. O que beneficia a todos. No prédio atual em que os mesmos estão instalados, estaremos colocando a empresa de confecção de roupas que está pagando aluguel, tudo isso para gerarmos mais empregos. Também o Parque de Máquinas está localizado agora no Parque de Eventos Atílio Chitolina o qual está sendo cuidado e organizado para que aconteça a Festa do Pinhão no próximo ano. Todo mundo ganha com isso e são decisões tomadas que virão a favorecer e engrandecer nossa cidade”, completou.

Escrito por:

Compartilhe: