Projeto Saúde na Escola realiza avaliação nutricional no município

Publicado em: 17 de Outubro de 2017

Com o objetivo de trabalhar a prevenção em saúde nas escolas e um melhor aprendizado dos educandos da rede municipal de ensino, a Administração Municipal lançou o Projeto Saúde na Escola no mês de julho. Com a finalização do projeto foi realizada uma avaliação nutricional no município.

O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar composta por Nutricionista, Enfermeiros, Médicos, Agentes de Saúde Comunitários, Secretário de Saúde, de Educação, de Assistência Social, de Agricultura, Agentes da Emater, e Administração Municipal, os quais visitaram oito escolas no turno da manhã e tarde, totalizando 738 alunos avaliados. Exceto o CAEE e Creche, por necessitar de um cuidado maior dos pais. Durante todas as visitas a equipe falou de diversos temas dentre eles, a alimentação saudável na idade escolar, hábitos alimentares de higiene e verminose.

Com a autorização dos pais a equipe coletou dados dos alunos os quais receberam uma dose única de medicamento para verminose. Com os dados em mãos a Nutricionista Silvana da Cruz fez a Avaliação Nutricional dos alunos onde foram classificados em baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade utilizando o IMC para idade; que utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar a quantidade de gordura corporal.

De acordo com ela, a taxa de crianças com sobrepeso e com obesidade encontra-se alta. “As crianças com essas taxas estaremos realizando um acompanhamento. Durante a avaliação também observei muitos pais dando guloseimas aos filhos como forma de compensação ou como forma de mimo, sem se darem conta do mau futuro que estão causando aos mesmos. Acho que os pais devem ficar mais atentos ao que estão oferecendo aos filhos. Nessa fase escolar é onde se cria e firma os hábitos alimentares das crianças por isso da importância do cuidado com o que está sendo rotineiro na alimentação. As vezes dizer não pode ser um ato de amor aos filhos e mais tarde certamente irão agradecer. Um corpo saudável requer uma certa quantidade de gordura para o adequado funcionamento endócrino para termos regulação, sistemas reprodutor e imunológico, assim como absorção mecânica de choque e estoque de energia. Entretanto, o acúmulo em excesso ou a sua falta pode ser danoso à mobilidade e flexibilidade, modificando a forma corporal e sua composição. Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico como mental”, explicou a Nutricionista.

Ela ainda ressalta que há uma série de doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável como por exemplo: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais, além de prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a circulação, combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia. “Os alimentos saudáveis são essenciais para a atuação do nosso sistema imunológico, que garante o bem-estar e a longevidade, ou seja, pode fazer com que vivamos mais e melhor. Uma alimentação inadequada pode comprometer o desempenho em todas as atividades diárias, pois pode causar além de enfermidades mau humor, cansaço e falta de energia, distúrbios de sono, dificuldades de concentração e problemas de memória. Em crianças atrapalha no desenvolvimento de seu organismo e aprendizado escolar”, complementou. 

Escrito por:

Compartilhe: