Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia prepara início do ano letivo

Publicado em: 23 de Fevereiro de 2018
Por: Daiane Meazza/Edinara Vedi
Em um ambiente preparado para receber os dois principais atores da educação, professor e aluno, o Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia de Fontoura Xavier dará início na próxima segunda-feira, dia 26, ao ano letivo 2018, quando 80 professores e funcionários, e 1.050 alunos retornam às salas de aula.
Preocupada em fazer com que esse início de atividades aconteça da melhor forma possível, a direção do Instituto trabalhou durante o período de férias para garantir uma melhor infraestrutura e reforçar os trabalhos pedagógicos do processo de Ensino/Aprendizagem. O ponto alto do trabalho voltado para a área pedagógica aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, quando os professores tiveram uma recepção acalourada com um momento de reflexão, organização, planejamento e formação. A atividade iniciou com um momento de descontração com as Consultora da Mary Kay, onde que as professores que quisessem poderiam fazer uma limpeza de pele e maquiagem. Na sequência a equipe diretiva e professores trataram da organização, estudo e preparação.
“Juntos queremos nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso”, afirmou a diretora, Adriana Cristina Zimmerman Gonçalves. Segundo ela, educação de qualidade, comprometimento e responsabilidade com o Ensino/Aprendizagem tem sido os pilares que norteiam o trabalho do Instituto. “Com o lema, ‘Todos por uma escola de qualidade’, a escola trabalha voltada para formar agentes transformadores na sociedade em que vivem, tendo capacidade de interagir com ela, tendo sempre em mente os quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser”, afirma. Nesse aspecto o Educandário tem se destacado pelo empenho e dedicação em oferecer sempre o melhor para os seus alunos através de um trabalho sério e responsável.
Adriana ainda ressalta a participação de toda comunidade escolar nesse processo. “Nossos professores que vem de outros municípios ficam admirados com a capacidade que a Escola tem de se mobilizar. Se hoje somos uma referência em Educação, devemos isso ao apoio da comunidade”, explica.
O educandário está presente na vida dos fontourenses desde 1944 e se destaca cada vez mais por primar e oferecer um ensino de qualidade. O Instituto Ernesto conta hoje com aproximadamente 1.150 alunos matriculados nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Normal (Magistério), e Educação de Jovens e Adultos. A equipe diretiva da escola gestão 2016/2018 é formada pelas vices-diretoras, Luciana Chitolina Dartora, Eliane da Rosa Baptista, Alessandra Cunha de Oliveira e Diretora Adriana Cristina Zimmerman Golçalves.
A Infraestrutura
A Escola possui uma infraestrutura diferenciada, contando com 20 salas de aula, biblioteca, auditório com lousa digital, uma sala de reuniões equipada com Datashow; caixa de som e climatizadores; ginásio para prática esportiva e eventos; quadra esportiva; Sala de Atendimento para Educação Especial; Sala Digital com 60 netbooks para os alunos do Ensino Médio; refeitório e cozinha, que foram reformados no último ano com recursos da festa junina, além da sala de professores, sala de orientação, sala de materiais, sala de direção e secretaria.
Pedagógico
De acordo com a diretora a preocupação com a aprendizagem é constante. “Diante disso nós utilizamos da metodologia de projetos na qual o aluno tem a possibilidade de desenvolver a criatividade e a autonomia”, explica. A coordenação pedagógica e os professores se reúnem periodicamente na Escola no decorrer do ano para realizar planejamentos coletivos, discutindo e propondo ações para o dia a dia em sala de aula. Esses encontros acontecem sempre nos intervalos de turnos, não atrapalhando o dia-a-dia do aluno. “A Escola, mesmo sendo pública, tem buscado melhorar constantemente a qualidade da educação”, explica Adriana.
Os anos iniciais tem recreio dirigido com acompanhamento dos alunos do Projeto de Práticas Pedagógicas do Ensino Médio Normal (Magistério. O recreio dos demais alunos é sempre acompanhado pela direção e demais funcionários do Educandário. Todos os alunos recebem merenda escolar através de um cardápio desenvolvido pela Nutricionista.
Curso Ensino Médio Normal (Magistério)
O Ensino Médio Normal funciona junto ao Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia há 35 anos, através de um trabalho ético, onde a prática escolar, o contato com a docência e a formação integral dos alunos são levadas muito a sério. As aulas, baseadas nas teorias mais atuais dentro da Educação Brasileira, embasam as práticas propiciadas aos alunos durante os três anos de aula, bem como as 400 horas de Estágio Supervisionado.
EJA- Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos. Esta modalidade foi pensada para pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Médio na idade própria e desejam obter a certificação de conclusão do mesmo. Ela contempla alunos de 15 à 60 anos.
Oferecido pelo Instituto Ernesto a EJA – Educação de Jovens e Adultos atende hoje aproximadamente 180 alunos. As aulas acontecem no turno da noite e são direcionadas para aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Médio na idade própria e desejam obter a certificação de conclusão do mesmo.
Confira abaixo as fotos da infraestrutura da escola e da equipe:
Escrito por: