Alunos da E.M. E.F. Jordão Pinto da Silva Netto participam de resgate histórico através do Projeto A União Faz a Vida

Publicado em: 27 de abril de 2023

Motivada pelo aprendizado adquirido através do Programa União Faz a Vida, de realização da Cooperativa Sicredi em parceria com as prefeituras, a professora da E.M. E.F. Jordão Pinto da Silva Netto, localizada na comunidade do Gramado São Pedro, Dilene Zonatto Severo realizou uma ação diferente com seus alunos das turmas multisseriadas de 1º e 2º ano.

Ao observar o interesse dos pequenos pelo popularmente conhecido “carreira” (corridas de cavalo realizadas em canchas), a professora, juntamente com a equipe diretiva, organizaram uma visita a um local onde seria possível que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer o local onde são realizadas as corridas e até mesmo, os animais que participam de tais eventos.

O que a professora não esperava, foi que com a chegada do dia da visita, ela reviveria um pouco de sua história, e lá reencontrou não apenas o motorista que a levou para a escola 20 anos atrás, como também levou seus alunos no mesmo tipo de transporte em que ela era deslocada para a escola, uma kombi, sendo este o mesmo tipo de veículo em que percorreu o caminho de sua casa até a escola durante sua alfabetização, estando agora na posição de professora responsável pela alfabetização de outras crianças.

Ao chegarem no local da cancha, os alunos receberam uma aula do Sr Sergio Cabral, que além de explicar todo o treinamento e preparação necessários para os animais participarem destas competições, ainda salientou a importância em cuidados com a automedicação. Os pequenos tiveram a oportunidade de ver de perto os animais que participam destas competições, caminhar por dentro das canchas e conhecer toda a estrutura necessária para a realização de um “carreira”.

Durante o percurso, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer mais da localidade, sendo assim deslocados até a Escola Municipal João Pereira de Souza, escola esta que hoje se encontra desativada, mas desperta as lembranças da professora Dilene, pois foi nela onde foi alfabetizada a  20 anos atrás. Com a visita, os alunos das turmas multisseriadas de 1º e 2º ano puderam visitar as instalações da escola e tiveram a orientação da professora sobre como funcionavam as repartições da construção. Após a finalização da visita, ainda no caminho de volta para a sua escola, os alunos conheceram um pouco mais da localidade.

Com este passeio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a área que escolheram estudar e ainda tiveram a oportunidade de realizar um resgate histórico da região onde vivem. Ao chegarem de volta a escola, a professora, que sentia uma certa dificuldade por parte dos alunos em relação à escrita, sugeriu que a turma escrevesse um pouco sobre o que viram durante o passeio, levando todos a buscar meios de escrever da melhor forma possível toda a experiência vivida naquele dia.

O Projeto A União faz a Vida é de realização do Sicredi em parceria com as prefeituras da região. Em conversa com a gerente da agência do Sicredi de Fontoura Xavier, Josiane Bianchini, ela ressaltou o objetivo do projeto. “Fico emocionada em saber desse relato. O Programa Social A União Faz a Vida tem por um de seus principais objetivos, exatamente trazer esse resgate histórico e a integração das crianças a comunidade, que é exatamente o que aconteceu nesse caso. Além de trazer para os pequenos um maior entendimento em uma área de interesse que já existia neles, ainda houve a oportunidade de apresentar para eles uma parte importante da história do município e a importância de se conservar essa história. Este programa tem como objetivo, despertar e ampliar interesses dos alunos, podendo ser usada essa experiência para diversas disciplinas escolares. Quando estes projetos saem do papel e são realizados, nos proporcionam momentos emocionantes como esse e com isso, esperamos também que a comunidade local entenda a importância de participar desses movimentos e incentivar os pequenos a participarem cada vez mais”, complementou Josiane.

Emocionada, a professora Dilene Zonatto fala sobre a experiência. “O projeto surgiu de forma muito espontânea, onde todos os dias era o assunto entre os estudantes, era notável o interesse e gosto que eles apresentavam, e pensando nisso, sabendo da importância de valorizar os saberes dos alunos e a partir dali construir novas habilidades, optamos por conhecer um pouco mais sobre esse evento que os mesmos vivenciam.
Está sendo uma experiência incrível, e sem dúvidas emocionantes para mim, um misto de gratidão, superação e satisfação poder reviver e compartilhar minhas lembranças, e junto oportunizar uma aprendizagem significativa, com base no que é de interesse deles, dentro da realidade em que vivem. Nada seria possível sem o apoio da gestão escolar, famílias e comunidade que abraçaram a ideia junto, essa parceria é essencial e de grande valia para educação. Estamos no começo das ações desse projeto lindo, que já nos proporcionou vivencias maravilhosas, e espero que estas fiquem guardadas nas lembranças dos meus alunos de maneira tão especial quanto as vivências que tive quando estava nessa mesma idade, ficaram guardadas em mim.” encerra Dilene.

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: