Realizada Mobilização pela proteção à vida na BR 386, em São José do Herval

Publicado em: 2 de novembro de 2022

Na tarde desta terça-feira (02/11/2022), foi realizada as margens da BR 386, no KM 281, uma mobilização pela proteção à vida.

Diversos moradores de São José do Herval e região se encontraram na tarde de hoje para realizar um protesto pacífico, visando melhorar a segurança no trânsito, principalmente nos pontos de acesso ao município, através da BR 386. A data foi escolhida como forma de prestar respeito a dor daqueles que perderam entes queridos nessa localidade, considerando que no dia 2 de novembro, é lembrado o Dia de Finados.

A mobilização contou com a presença de mais de 150 pessoas que relembraram os diversos acidentes que já ocorreram naquele local. De acordo com informações recebidas do Detran, dentre todos os acidentes ocorridos no local, são mais de 68 vítimas que perderam as suas vidas naquele local, sendo que este número não inclui aqueles que ainda foram encaminhados para os hospitais e faleceram depois. Ao longo de seu mandato, o Prefeito Municipal, Jovani Bozetti encaminhou diversas vezes, solicitações de reuniões com a CCR/Viasul, buscando soluções para o perigo de acidentes no trecho do KM 281 da BR 386, em São José do Herval, no qual foi atendido e participou de reunião na manhã de ontem (01/11/2022), juntamente com representantes do Município e a equipe diretiva da CCR, em Porto Alegre.

A vereadora Franciele Batistti esteve presente no local, passando informações recebidas pela Administração Municipal de São José do Herval sobre as reivindicações realizadas em relação a melhorias no KM 281 da BR 386. “Fomos convidados para participar de uma reunião na sede da CCR/Viasul em Porto Alegre e ontem estivemos lá para esta reunião, esperançosos de que traríamos de volta para São José do Herval boas notícias, mas não foi o que aconteceu. Após uma longa conversa, conseguimos apenas uma proposta de instalação de alguns redutores de velocidade e melhora na sinalização local. De acordo com a CCR, o contrato existente não permite que eles façam qualquer outra alteração até o ano de 2024, o que nos leva a esta mobilização que estamos realizando hoje. Precisamos que algo seja feito para que estes números não sigam aumentando e se for preciso faremos muitas outras mobilizações, até que alguma providência seja tomada”, finalizou a vereadora Franciele.

Simone Cantu, colaboradora do Sicredi Botucaraí RS/MG de São José do Herval relembrou daqueles que perdeu em acidentes de trânsito no mesmo trecho. “Quando conversamos entre colegas, percebemos o quão altos são os números de perdas ocorridas aqui e vemos que apesar dos esforços vindos já de diversas Administrações Municipais, nada é feito. Segundo a lista oficial do Detran, desde 2007 até julho de 2022, mais de 42 vidas foram perdidas aqui, mas em conversas com os moradores, este valor quase dobra. Esta mobilização não é nada menos do que uma necessidade, estas melhorias significariam vidas salvas e só quem já perdeu um familiar e um amigo, sabe o valor que isto tem”, encerra Simone.

O Tenente aposentado da Brigada Militar, Neltair dos Santos Silva foi responsável pelos primeiros atendimentos aos acidentados no local desde o ano de 1984, diz que já atendeu mais de 94 acidentes com morte neste trecho. “Já foram diversos acidentes nessa região e enquanto estava na ativa, fui o responsável pelo atendimento inicial dos acidentes que ocorreram aqui, mas lembrando que este trecho da BR 386 já existe desde 1971, ou seja, além dos meus anos atuando, são praticamente mais 10 anos dos quais não temos as informações. É lamentável ver que mesmo depois de tantos anos, os números continuam aumentando e nada é feito para que estas estatísticas mudem”, completou Neltair, relembrando dos momentos de tristeza onde foi o responsável pelos primeiros atendimentos prestados as vítimas.

O vice-prefeito Luíz Martins utilizou da palavra para relembrar os esforços realizados ao longo dos anos, buscando melhorias na via. “A 12 anos atrás, foi feito um abaixo assinado solicitando melhorias na via, e todos os moradores se mostraram solidários a este ato, reconhecendo a importância da instalação de redutores. Na época este documento foi encaminhado para a COPE, empresa que era responsável pela manutenção das vias, mas não fomos atendidos. Tentamos mais vezes, sem sucesso. O que foi ofertado para a nossa cidade agora, não nos trará nenhuma melhora, apenas prejuízos e este não é nosso objetivo. Temos que continuar lutando para que finalmente nos escutem e entendam nossa necessidade. Só quem perdeu alguém que ama nestes acidentes, sabe o valor que estas melhorias tem para a nossa comunidade”, finaliza Luíz.

O Prefeito Municipal de São José do Herval, Jovani Bozetti, se solidarizou com todos aqueles que sofreram perdas no local. “Nós estamos constantemente lutando pela instalação de redutores e pardais aqui em nossa via e não podemos aceitar o que nos foi ofertado. Chegando a reunião, as soluções propostas pela CCR não chegaram nem perto daquilo que esperávamos. A nossa mobilização é em busca da melhor qualidade de vida para todos e não vamos nos dar por vencidos, continuaremos reivindicando os redutores de velocidade. Estamos sempre em busca de trazer o melhor para a nossa população e esta é uma necessidade que não pode ser deixada de lado”, encerrou Jovani, que promete continuar a luta pelo direito a vida de todos na região.

A população se demonstrou insatisfeita e preocupada com as soluções apresentadas pela CCR, pois o comércio local perderia seu acesso principal e a comunidade teria maior dificuldade em acessar a BR 386. A manifestação ocorreu de forma pacífica, sendo fixadas à beira da faixa, diversas cruzes em homenagem às vidas perdidas naquele local e contando com a presença de diversos familiares das vítimas, que levavam consigo, cartazes com mensagens de indignação e saudades.

Aqueles que se fizeram presentes nesta data, se comprometeram a participar das próximas manifestações que, segundo os organizadores, passaram a ocorrer frequentemente em busca das melhorias necessárias.

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: