Secretário da Saúde e Deputado Paparico Bachi apresentam solicitações do município de Fontoura Xavier à Secretaria Estadual da Saúde

Créditos de imagem: Antonio Grzybpwski

Publicado em: 15 de julho de 2021

Na última quarta-feira (14), o Secretário da Saúde do município de Fontoura Xavier, Eduardo de Souza esteve em audiência em Porto Alegre com a  Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. O Secretário foi acompanhado pelo Deputado Paparico Bachi, do Partido Liberal e pelo Auxiliar Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Fontoura Xavier, Rogério dos Santos.

Durante a audiência, a principal solicitação foi de que o Hospital Santa Terezinha, do município de Fontoura Xavier, retorne a ser referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Paparico Bacchi é deputado estadual do RS pelo PL, ex-prefeito de São João da Urtiga, historiador formado pela Universidade de Passo Fundo e Agricultor. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Ameaçados de Extinção. Além disso, é Líder da Bancada do Partido Liberal/RS.

Ao falar sobre o Hospital, Paparico ressalta que os Fontourenses necessitam e merecem acesso a exames e consultas. Também, argumenta que o Hospital deve estar apto a receber pacientes para internações, pois foi readaptado e reformado.

Na oportunidade, o prefeito Municipal Luiz Armando Taffarel, através do Secretário de Saúde, solicitou a Secretária Estadual que seja disponibilizado maior número de vagas para as especialidades de cardiologia, pois o município conta com apenas 3 vagas por mês; neurologista; apenas duas vagas por mês. E para os exames de colonoscopia, endoscopia e ressonância magnética, onde são disponibilizadas apenas uma vaga mensalmente.

Fontoura Xavier possui uma população de 10.700 habitantes, destes, aproximadamente 20% são idosos e 20% são hipertensos.

De acordo com o Prefeito Luiz Armando, há uma fila de espera mensal média de 30 pacientes para cada especialidade, pacientes sem possibilidade de custear estas consultas ou exames, ficando sob responsabilidade do município o pagamento da demanda.

Por fim, o Secretário Eduardo de Souza ressalta que a Secretária Estadual prontamente entendeu a demanda e determinou o análise referente aos assuntos apresentados pelos representantes.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: