O Professor e o desafio do momento

O atual momento nos traz uma sensação de impotência mental, física e espiritual, por isso é importante que nós educadores tenhamos, acima de tudo, equilíbrio, força e fé para podermos trabalhar em meio a este caos.

Mas qual será o segredo para atravessarmos este momento extremamente difícil? O que está nos faltando? Estamos adoecendo com facilidade, a irritabilidade e falta de paciência têm se tornado parte de nossa rotina, percebe-se no olhar e nas atitudes que as pessoas não estão mais se suportando, basta uma palavra, um gesto e tudo desaba. Falta empatia, compaixão, solidariedade e amor ao próximo. Nos desmotivamos, nos desgastamos, nos estressamos e nos perdemos.

Precisamos olhar para o próximo com ternura, saber se colocar no lugar do outro, tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Precisamos nos permitir aprender com nossos próprios erros e sairmos de cada dificuldade muito mais fortes. Precisamos ser resilientes para lidar com situações adversas ou com nossos próprios problemas, agindo positivamente em relação ao que nos acontece. Precisamos nos perdoar, parar de nos culpar e saber que sempre fazemos o que está ao nosso alcance, dentro das nossas condições. Precisamos nos permitir sonhar, fazer e viver tudo o que desejamos. Precisamos amar mais! Nós, como educadores, temos que levar aos nossos alunos e a comunidade escolar o fortalecimento, a esperança de dias melhores e de um futuro promissor, pois nós somos o exemplo, somos o espelho que muitos se refletem, somos a voz daqueles que se calam e somos a fortaleza daqueles que nos necessitam.

Professor é aquele que professa a verdade, confessa o não saber, abraça o compromisso de se reinventar e adota a atitude de aprendiz.  Ser professor exige controle, equilíbrio, percepção, viver no limite. A angústia muitas vezes vira depressão, o incômodo irritação, e a desmotivação nos obriga a gastar uma energia que, muitas vezes, não temos para cumprir uma simples tarefa. Temos que procurar não adoecer, ter a autoestima positiva e buscar desenvolver uma alta resistência diante dos problemas e medos que nos rodeiam.

Para passarmos por estes momentos difíceis precisamos estar bem, fortes e unidos e quando tudo isso passar, estaremos mais fortes e evoluídos ainda, não só como pessoas, mas como humanidade. Precisamos encontrar em nós mesmos o controle que muitas vezes perdemos, para assim, nos recompor e nos mantermos em equilíbrio, buscando a paz, sabedoria e força para lidarmos com aquilo que precisamos.  Dias melhores hão de vir, basta acreditarmos, termos fé e esperança.

Por: Maria Inez Zanotelli

Compartilhe: