Medicamentos para entubar pacientes no RS podem acabar nos próximos dias, alerta Federação das Santas Casas

Publicado em: 19 de março de 2021

O Presidente da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, Luciney Bohrer, fez um alerta ontem (18) sobre a falta de medicamentos para atendimento dos pacientes em todo o Rio Grande do Sul. A estimativa é que os estoques comecem a esgotar ainda hoje.

De acordo com Bohrer, em entrevista na Uirapuru, há algumas semanas a Federação vem alertando as autoridades do cenário que vinha se desenhando. Agora este cenário se confirmou. O presidente contou que nesta semana houve uma audiência na Assembleia Legislativa, onde hospitais de todas as regiões do Estado relataram a situação enfrentada.

Além disso, vários outros estados do Brasil começam a enfrentar falta de medicamentos usados no tratamento da covid-19. De acordo com Bohrer, os principais insumos que estão prestes a se esgotar são medicamentos neuro bloqueadores e relaxantes musculares. Esses remédios auxiliam no processo de intubação e mantém os pacientes intubados.

Caso os pacientes não tenham esse medicamento para contê-los quimicamente, eles tem uma disputa com o respirador, ou seja, não terá o corpo relaxado e não recebe o atendimento necessário de forma completa. Conforme o presidente da federação, algumas ações por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado conseguiram comprar algumas unidades dos medicamentos, porém é necessário mais.

Luciney Bohrer relata que é preciso uma ação mais incisiva, indo buscar os medicamentos em países vizinhos e importar para o Brasil. Em relação a situação em Passo Fundo, o presidente disse que todas as autoridades estão trabalhando muito para que não falte essa medicação no município.

Ele relata que espera não ver cenas, como as vistas em Manaus, com pacientes amarrados em macas, aqui em Passo Fundo ou em qualquer outro município. Entretanto, a possibilidade que isso aconteça na próxima semana é muito grande e somente um fato novo evitaria chegar nessa situação.

Escrito por: Rádio Uirapuru

Compartilhe: