Fontoura Xavier adere a novas medidas para contenção de contágio do COVID

Publicado em: 1 de março de 2021

Na tarde desta segunda-feira (01), o prefeito de Fontoura Xavier Luiz Armando Taffarel, realizou uma coletiva de imprensa juntamente com a Secretaria de Saúde e Brigada Militar, para tratar do novo decreto estabelecido no município, que apresenta novas medidas restritivas tendo em vista a contenção do contágio pelo COVID 19. Durante a coletiva, profissionais de saúde e autoridades pediram a colaboração da população.

De acordo com a Secretária de Saúde, Clairê Chitolina, neste fim de semana, mais de R$7 mil foram gastos em atendimentos, incluindo exames de raio-x, tomografia e exames de sangue. O ambulatório Covid, implantado no município na semana passada, realizou mais de 260 atendimentos somete no final de semana.

Segundo Clairê este é o momento mais difícil desde o início da pandemia. “O vírus não está atacando somente os mais idosos, passamos a atender muitos jovens e crianças positivadas. O momento é extremamente preocupante”, relata.

A médica Nicelene Crespo, que está atuando na linha de frente no município,  lamentou o aumento no número de casos. “Não há vagas para internações nos municípios vizinhos e esta é a nossa preocupação. Pacientes cada vez mais jovens estão precisando de atendimento hospitalar, o que não era comum no início da pandemia”, diz.

Na oportunidade, a enfermeira Jane Reichimback fez um apelo a população. “Precisamos que população pense em sua família, amigos e na comunidade em geral. Nossa equipe está trabalhando quase 24h por dia, procurando soluções, e mesmo assim por muitas vezes não encontramos soluções. Estamos mandando os testes para Passo Fundo, estes testes demoram cerca de cinco a sete dias para retornar ao município”, avisa.

A Técnica de Enfermagem Janaina Batisti Graff Meira informou o boletim epidemiológico do município ” Atualmente estamos com 81 positivados ativos. Para o município de Fontoura Xavier o número é expressivo, pois o número máximo de casos ativos dificilmente ultrapassou 25″, diz.

Por fim, o prefeito Luiz Armando Taffarel decretou o fechamento do comércio em atividades não essenciais. “O decreto não é uma ordem, é um pedido”, enfatiza o prefeito.

A tenente Adriana Moreira, comandante da Brigada Militar, relatou a preocupação com a comunidade. “Iremos fiscalizar juntamente com o setor de fiscalização e poder público. Pedimos a população todo o cuidado necessário”, finalizou.

 

 

 

 

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: