Secretaria de Saúde obteve sexta-feira intensa de trabalhos

Publicado em: 5 de fevereiro de 2021
A Secretaria de Saúde do município de Fontoura Xavier teve nesta sexta-feira (05), um dia intenso de trabalho.
Inicialmente, houve a reabertura da Unidade de Saúde da Picada Silveira. Foram mais de 36 atendimentos realizados através da Doutora Nicelene Crespo, o enfermeiro Tiago Ulrich e a Técnica de Enfermagem Cintia Guadagnini.
Dentre os atendimentos, houve serviços realizados como retirada de pontos, vacinas, curativos e várias medicações que foram aplicadas no ambulatório. A Unidade da Picada Silveira possui uma farmácia em suas dependências, para evitar o deslocamento dos munícipes e facilitar o atendimento.
A Secretária de Saúde, Clairê Chitolina, esteve presente na comunidade, para avaliar o atendimento e ouvir sugestões da população para que os serviços sejam cada dia melhores. “Conversei com as pessoas e senti a grande necessidade que elas possuem de ter consultas nos postos das suas localidades. Ficamos felizes por ver que eles também estavam confortáveis em sua localidade”, analisa.
A moradora da Picada Silveira, Salete da Silva Paris, que esteve participando dos atendimentos, relatou a grande importância da reabertura da Unidade. “Para nós, é muito importante que o posto permaneça aberto, pois muitas pessoas não tem como deslocar-se para a Unidade Central. Esperamos que o Posto continue com seus atendimentos em nossa comunidade”, enfatiza.
Sendo assim, a Doutora Nicelene Crespo, considera os atendimentos essenciais para a saúde da comunidade. “Precisamos acompanhar a saúde dos pacientes. A medicina precisa estar centrada na pessoa. Não trata-se apenas de solucionar o problema no momento, mas sim monitorá-lo para que o paciente permaneça bem e não tenha pioras”, argumenta.
Nos próximos dias a Secretaria estará fazendo um cronograma para a reabertura do Posto de Saúde da comunidade do Campo Novo.
Durante a tarde, alguns integrantes da secretaria de Saúde estiveram participando de uma formação, onde estiveram presentes, a Secretária Clairê Chitolina, a Enfermeira Jane Reichimbak, as Agentes de Saúde Rejane Vieira e Solange Moreira e o assessor Diego Vidaletti. A pauta do encontro foi a apresentação do novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde Previne Brasil. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Também foram abordados os serviços prestados pelas Agentes de Saúde e a produtividade do mês de janeiro, que foi considerado excelente pela Secretária. Sendo assim, a equipe da Saúde encerra sua semana. Na oportunidade, a Secretária relembra que a Unidade Central estará fechada na segunda-feira (08), para a reforma. Os atendimentos estarão sendo feitos no Hospital Santa Terezinha.
Escrito por: Gabrieli Quevedo Moreira / Clic News