Barragem da Corsan é atingida com proliferação de algas. Abastecimento volta ao normal

Publicado em: 24 de novembro de 2020

Fontoura Xavier tem enfrentado alguns dias com a falta de água. A Companhia Riograndense de Saneamento(CORSAN), busca regularizar a distribuição.

Sem chuva significativa há mais de 70 dias o problema, vem no decorrer dos dias devido à estiagem, que acontece a proliferação de algas. De acordo com Alexandre Gralha Via, responsável pela Corsan do município, a falta de água tem ocorrido devido o enfrentamento de problema com algas, pois a destruição das mesmas diminui a carreira do filtro, que tem o tempo estimado de 12 horas. Com a deteriorização das algas, esta carreira do filtro cai para 1h. “Devido este problema, de hora em hora, precisamos estar limpando o filtro. Para manter limpo o filtro e o decantador, precisamos de bastante água, e por isso a água no reservatório fica vazio, tendo assim, que interromper a distribuição. O decantador que seria necessário fazer a limpeza uma vez na semana, hoje estamos fazendo a cada dois dias e o filtro que seria a cada 12h, estamos fazendo a cada duas horas”, explicou.

Durante todo o dia desta terça-feira, por ter secado a barragem de captação, técnicos estão organizando para que seja feita a captação de mais água na barragem de contenção, onde consiga buscar água mais do fundo onde não há a presença de algas. “A previsão é que diminua a falta de água, com este novo método. Mas ainda precisamos buscar uma solução futura para isso, fazendo uma adaptação na barragem para quando der tempo de estiagem para não usar a água superficial, pois elas sobrevivem muito com a luz solar”, explicou.

Via ainda explica que quando seca muito, o ar entra no sistema o que dificulta a chegada mais rápida da água. A previsão de regularização é de até 24h em toda a cidade. Porém, a água já foi ligada e tudo volta ao normal. “Para normalizar o abastecimento a previsão é para quarta-feira, à noite. Não podemos agora fazer nada, só aguardar. No momento estamos com apenas 30% de reserva, de 200 metros cúbicos, só temos 50 metros. Algumas regiões da cidade sofrem mais devido ser mais alto. Pedimos a todos que quando verem vazamentos na rua, avisar a CORSAN pelo 0800 que consta na conta de água, ou pelo próprio aplicativo que é muito útil. Assim, podemos cobrar mais soluções da empresa e quanto mais participação da comunidade, mais investimento vem para Fontoura Xavier”, disse.

A empresa tem feito o desligamento durante a madrugada para evitar prejudicar a comunidade. A partir desta terça-feira, tudo volta a normalizar.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: