Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla reforça campanha de inclusão social e respeito às diferenças

Publicado em: 24 de agosto de 2020
Instituída desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tem como objetivo promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.
O tema deste ano, definido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Brasil), “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” busca fomentar o debate e ações voltadas para o protagonismo e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, fator essencial para sua efetiva inclusão social.
De acordo com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a deficiência intelectual é caracterizada por um transtorno no desenvolvimento, que afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos. Já a deficiência múltipla ocorre quando a pessoa é afetada em duas ou mais áreas, causando mais de uma limitação. Pessoas com esse tipo de deficiência tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas.
Celebrada desde 1964, a Semana Nacional da Criança Excepcional, alterada em 2017, para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, acontece entre os dias 21 a 28 de agosto. Nesse ano, as atividades devem ocorrer em novo formato.Debates, palestras e encontros serão realizados por meio de videoconferências.
Escrito por: Ellen Silveira / Clic News