Técnica agrícola busca se reinventar durante a pandemia

Publicado em: 21 de agosto de 2020
O mundo tem vivenciado novas experiências todos os dias e cada um tem se reinventado à sua maneira para viver na nova era da pandemia. A necessidade de preencher a lacuna que o distanciamento social tem provocado seja no meio social, profissional ou emocional, levou a projetos e ideias inovadoras, assim como o Projeto HAS.
O Projeto HAS – Horta, aromas e sabores – surgiu para incentivar as pessoas a produzirem seus próprios alimentos em casa. A idealizadora do projeto, Priscila Tatim, que é técnica agrícola e atua na E.E.E.M. Getúlio Vargas, destaca que a iniciativa surgiu para proporcionar informação àqueles que sempre quiseram produzir sua horta em casa, mas não tinham ideia de como fazer, assim como para despertar a vontade naqueles que nunca imaginaram produzir seus próprios legumes e temperos, e mostrar que isso é possível até mesmo nos locais mais inesperados, basta querer.
Usando a tecnologia, Priscila organizou tutoriais com inúmeros conteúdos que devem auxiliar na hora de começar a produzir, que incluem técnicas de preparação do solo, plantio, irrigação, adubação, além de ensinar o cultivo de plantas em potes, para quem não dispõe de espaço ideal para criar uma horta. O material é produzido com muito carinho e publicado nas suas redes sociais. “A rotina é diária, conto com a ajuda do meu irmão. Nós mesmos gravamos, editamos e realizamos todo o processo”, disse.
O tema do projeto “Cultive Plantas e transforme o lugar que você ama”, tem tudo a ver com o seu significado. Segundo a técnica agrícola, a iniciativa busca transformar a vida das pessoas, através do conhecimento, e dar a elas a opção de escolher entre ingerir alimentos produzidos com agrotóxicos e alimentos orgânicos e saudáveis. “Eu poderia ter feito canteiros no chão e ensinado a produzir somente ali, mas nem todo mundo tem espaço disponível para isso em casa, por isso trouxe ao público a possibilidade de produzir da mesma maneira em potes.”, destacou.
A vontade de viver novos desafios, levou Priscila a dar mais um passo para o sucesso do seu projeto. Logo mais, o Projeto HAS contará com um curso online, que deverá abordar de forma detalhada todas as técnicas de cultivo, produção de legumes, temperos e chás, além de promover aulas específicas, com receitas de como utilizar os produtos que o aluno mesmo produziu. O curso será disponibilizado em breve, através de um link divulgado nas redes sociais, e é ideal para quem quer aprender a cultivar seus próprios alimentos e melhorar sua alimentação.
Escrito por: Ellen Silveira / Clic News