UTI Covid tem ocupação de 90% em Lajeado

Hospital Bruno Born tem dez leitos de UTI Covid – Lidiane Mallmann/Arquivo

Publicado em: 28 de julho de 2020

O Hospital Bruno Born (HBB) confirmou ontem que a taxa de ocupação dos leitos Covid para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 90% até o final da tarde. Dos dez leitos disponíveis nove estavam ocupados, com sete pacientes confirmados e dois ainda sob suspeição de contaminação. Segundo a Secretaria da Saúde, o município fechou o dia com 61 novos casos da doença.

De acordo com dados da plataforma do HBB, três pacientes que ocupam os leitos UTI Covid são de Lajeado, dois de Porto Alegre e um de cada município: Teutônia, Camaquã, Sapucaia do Sul e Taquara. Quanto à internação, os 20 leitos disponíveis eram ocupados até ontem por sete pacientes (35% de ocupação), dos quais três confirmados e quatro sob suspeita de infecção.

Destes, seis são de Lajeado, um de Porto Alegre. Dos dez leitos disponíveis para pacientes em observação, apenas um era ocupado. A idade média dos internados é de 57 anos. As mulheres têm sido as mais atingidas (58,8% dos atendimentos) ante os homens (41,2%).

Em Taquari, o Hospital São José tinha ontem quatro pacientes em leitos UTI Covid no universo dos dez leitos disponíveis. Já o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantando, conta com cinco leitos UTI Covid e três estavam ocupados, com um paciente de Muçum, um de Vespasiano Corrêa e um de Bom Retiro do Sul. Conforme a assistente administrativa Marilene Daltoé, a habilitação e capacidade técnica do hospital são para os cinco leitos existentes.

Além destes, o Santa Terezinha conta com oito para pacientes com síndrome gripal, dos quais três ocupados. Marilene reforçou que o momento não é de flexibilizar relações. “Ressaltamos a importância do distanciamento social como medida preventiva à Covid”, afirmou. O Hospital Estrela não informou sobre sua ocupação de leitos, repassando a demanda para a assessoria de comunicação social da rede Divina Providência, em Porto Alegre, da qual faz parte, que não deu retorno. Pela manhã, haviam três suspeitos e dois confirmados na UTI Covid.

Escrito por: O Informativo do Vale

Compartilhe: