Adotei um gatinho, e agora?

A maioria das pessoas tem mais familiaridade com os cuidados necessários ao adotar um cãozinho, porém, atualmente, muitas famílias estão optando em adotar um gatinho. Nesses casos, devemos nos atentar aos cuidados necessários que os felinos exigem, já que são animais de espécie diferente e, portanto, devem ser tratados conforme suas necessidades específicas.
Não podemos, jamais, cuidar de um gatinho conforme cuidamos dos cães, então, vamos conhecer melhor as características dos felinos?
Caso ele seja ainda um filhote, atentar para o período correto do desmame que deve ser em torno de quatro semanas de vida, quando houver aceitado bem a introdução de alimentos sólidos. Outro item que merece cuidado é a oferta de leite aos gatinhos. Como mamam quando filhotes, muitas pessoas acreditam que a bebida pode suprir as necessidades dos animais. No entanto, dar leite de vaca para os felinos pode prejudicar seu sistema de digestão: muitos gatos são intolerantes à lactose, o que pode causar vômitos e diarreia. O Ideal é fornecer ração seca ou úmida desenvolvida para felinos, filhotes ou adultos, que vão conter os nutrientes adequados. Não é recomendado dar ração de cães aos gatos, pois as necessidades nutricionais são diferentes.
Sobre o adestramento, podemos dizer que aqui é uma das maiores diferenças entre cães e gatos, enquanto os cães precisam ser educados para fazerem em lugar correto suas necessidades, os gatos sabem instintivamente onde devem fazer, por isso devemos comprar uma bandeja sanitária e areia higiênica para deixar a sua disposição. Desde o início eles saberão aonde ir. A caixa de areia deve ser preenchida com uma areia higiênica específica para gatos e o único cuidado por parte do dono é limpá-la diariamente, caso contrário, o gato poderá encontrar outro local na casa que esteja ainda mais limpo para poder fazer suas necessidades: os gatinhos realmente se importam com a higiene do local.
Em se tratando de cuidados de saúde, os filhotes devem ser levados assim que possível ao Médico Veterinário, que vai examina-lo e orientar sobre a administração de vermífugos (para combater os vermes), vacinas necessárias e utilização de produtos para combater pulgas e carrapatos.
Em poucos dias, seu gatinho já estará acostumado com a casa e brincando por todos os cantos. Para estimular esse espírito mais brincalhão, há uma série de brinquedos no mercado que os donos podem utilizar para interagir com o bichano. Arranhadores também são uma ótima opção para desestressar o bichano: gatos precisam arranhar para se espreguiçar, esticar e, também afiarem as unhas.
Por fim, gatos necessitam ingerir bastante água ao longo da vida. Diferentemente dos cachorros, os gatos não são lá tão chegados em beber água, assim eles acabam ingerindo uma menor quantidade de água do que o ideal. Com isso, ficam propensos a sofrer de problemas renais. Eles adoram água corrente e fresca, por isso as fontes disponíveis no mercado atual são uma ótima opção para estimular o consumo de água.